Raquel só conta com apoio certo de 20% dos deputados estaduais e quer ampliar base

 

“Agora já sabemos da base que temos: dez deputados. Vamos em busca de mais”. Essa observação foi feita esta terça-feira à noite por um auxiliar da governadora Raquel Lyra, referindo-se aos 10 deputados que votaram com o Governo no plenário à tarde para manter os vetos do Palácio das Princesas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Opondo-se aos 30 que derrubaram os vetos, essa dezena de parlamentares governistas representa 20% da Alepe, composta por 49 deputados. Trocando em miúdos, Raquel chega aos 10 meses de Governo com o menor percentual de apoio legislativo entre os governadores que já passaram pelo Palácio. O normal, como vem acontecendo há décadas, é o governador ter maioria na casa suficiente para aprovar seus projetos.

Com dificuldade de diálogo com o legislativo, problema que enfrentou também em Caruaru, onde foi prefeita, a governadora é capaz de sobreviver, tanto que se reelegeu prefeita de Caruaru e teve uma grande votação caruaruense em 2022, quando disputou o Governo e saiu vitoriosa. Resta saber se, como disse ontem um deputado que votou contra o Palácio na derrubada dos vetos, “a experiência de Caruaru vale para o estado de Pernambuco”. Por enquanto, tem sido uma verdadeira dor de cabeça toda vez que um projeto é enviado para a Alepe. Sem base suficiente , o Palácio tem que convencer um a um dos deputados “independentes”, como a maioria se intitula, a aprovar a matéria, provocando um desgaste pessoal sem tamanho. Até a governadora chega a ligar para os mais próximos.

A declaração do deputado Antonio Moraes, divulgada ontem por este blog, chamando a atenção das as duas partes – Legislativo e Executivo – para um entendimento que possa sepultar a beligerância ora reinante, foi vista pela maioria dos parlamentares como salutar. Na verdade, a impressão é de que há um certo cansaço das duas partes. O Governo não entende que os tempos são outros pois o Legislativo mudou na compreensão do seu papel e deixou de ser cordeirinho, como acontecia nas gestões do PSB, e a Alepe mostra impaciência com a falta de conversa entre as partes, levando a uma queda de braço coisas que poderiam ser resolvidas com uma simples dilatação de prazo.

Mulher na Defesa Social

A governadora Raquel Lyra tem preferido aumentar o número de mulheres em sua administração. Quando a secretária de Defesa Social, delegada Carla Patrícia, entregou o cargo imaginava-se que ela poderia escolher outra mulher mas ela escolheu o delegado da PF Alessandro Carvalho. Agora a governadora nomeou outra delegada da PF, Dominique de Castro Oliveira, como secretária-executiva da SDS, o segundo posto mais importante da pasta. Dominique ficou conhecida no Governo Bolsonaro ao ser responsável pela ordem de prisão no Exterior do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

Bom cabo eleitoral?

Embora seja comum a impressão de que, nos municípios do interior, ser candidato do Governo é a principal senha para ganhar uma eleição, alguns prefeitos da Região Metropolitana começam a desconfiar de que, se a governadora não reagir nas pesquisas até o início do ano que vem, pode não ajudar muito a seus candidatos a prefeito no Grande Recife. Pesquisas internas que estão sendo realizadas demonstram que, por enquanto, os índices de aprovação da governadora em alguns municípios é preocupante. Como ainda não tem obras para mostrar acham que o desgaste é proveniente muito mais por desacertos políticos do que administrativos.

Aeronáutica em alta

A Aeronáutica brasileira tem sido muito elogiada pelos repatriados de Israel. Nas redes sociais eles têm se referido à volta para casa e agradecido ao Governo Federal mas citam, explicitamente, o empenho da Aeronáutica não só pelos aviões mas, sobretudo, pelos militares que os receberam e os acompanharam até voltar ao Brasil. Ao descer das aeronaves, fazem questão de apertar as mãos de todos. Sinal de que, quando não se metem em politica e atendem aos anseios diretos da população, os militares causam orgulho aos brasileiros.

Pergunta que não quer calar: Raquel vai conseguir dar significativa melhorada na segurança pública através do Juntos pela Segurança?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br – terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar