Raquel oficializa aproximação com o PT nomeando o petista Maurício de Josué para o Prorural
Mauricio de Josué
Depois de um almoço de mais de três horas com a bancada do PT na Assembléia, esta quinta-feira, a governadora Raquel Lyra nomeou esta sexta-feira Mauricio de Josué, filiado ao PT e ligado ao presidente estadual da legenda, deputado estadual Doriel Barros, e ao deputado federal Carlos Veras, para diretor do Pro-rural. Maurício foi o candidato do PT a prefeito de Aguas Belas este ano mas não saiu vencedor. O prefeito atual, Luis Aroldo, também petista, apoiou a governadora desde que ela tomou posse,
`A imprensa, Raquel negou que houvesse sido uma indicação do PT o nome de Maurício, como costuma fazer sempre que nomeia uma liderança partidária para fazer parte de sua equipe. Afirmou ter sido uma decisão dela por conhecê-lo e saber da capacidade que tem. Já o deputado estadual João Paulo Silva, o petista mais próximo da governadora, celebrou a nomeação – “ não foi realmente uma indicação do PT mas Maurício é um quadro qualificado do partido e a sua nomeação sela uma aproximação cada vez maior de Raquel com Lula e com o PT de Pernambuco, coisa que é natural pois ela não cansa de citar os investimentos de Lula no estado. Nossa relação com ela é natural sem o estresse que houve com o prefeito do Recife”.
É do PT , sim, diz Raquel
Ao ser perguntada pelos jornalistas sobre o partido do diretor do Pro-rural, ela respondeu: é do PT sim e está incorporado ao nosso time”. Lembrou ainda que no momento a bancada do PT vota com seu Governo na Assembléia.
Sobre o nomeado ressaltou: “a gente traz um quadro qualificado para ocupar um espaço relevante, que fomenta a agricultura familiar e garante que possamos trabalhar mais com o ambiente rural, fazendo regularização fundiária, garantindo o trabalho que a gente tem feito para permitir que o nosso povo viva feliz onde vive, no Sertão, no Agreste e na Zona da Mata. É um quadro do PT, sim e está incorporado ao nosso time para nos ajudar a fazer nossas ações chegarem de forma mais eficiente ao homem do campo”.
Raquel trabalhou minuciosamente sua aproximação do PT que agora está sendo concretizada e pode ter rebatimento em 2026. Embora tenha ressaltado que “ embora esteja na oposição, o Partido dos Trabalhadores tem sido um parceiro nosso na votação de matérias importantes, no apoio que nos tem dado no que diz respeito a todas as prefeituras de Pernambuco, às suas lideranças”.
Para chegar ao PT a governadora logo no início do seu Governo fez uma visita a Fetape, uma entidade ligada à base rural do partido hoje representada pelo deputado federal Carlos Veras e pelos estaduais Doriel Barros e Rosa Amorim, esta ligada ao MST. Todo este grupo tem como sua liderança principal o senador Humberto Costa e a ele se incorporou o deputado estadual João Paulo, de perfil urbano.
O presidente do PT no Recife, Cirilo Mota, não gostou da nomeação. Ligado ao prefeito João Campos afirmou que Mauricio “ segue carreira solo”.
Redação Blogdellas Foto: divulgação/arquivo
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

