Raquel e Marília: para onde vai o mulheril?

 

 

Uma mulher candidata a governadora com chances reais de sair vencedora já é grande novidade em Pernambuco. E duas? Se, como diz o ditado popular ,“um é pouco, dois é bom, três é demais”, na eleição deste ano, do ponto de vista feminino, ou as duas postulantes vão para o segundo turno,confirmando o ditado – um ineditismo jamais imaginado – ou pelo menos uma pode ir por isso, o mais provável, é que, além da disputa com os candidatos homens, que também é desafiadora, Raquel e Marília venham a enfrentar uma guerra particular para se diferenciar e conquistar, prefencialmente, o voto das mulheres, que representam 52% do eleitorado.

Os homens já cuidaram de se precaver para esse duelo de titãs feminino, garantindo a presença de mulheres em seus palanques majoritários, quer no lugar de vice, ou de senadora. E andam pelo estado prometendo se eleitos reservar pelo menos 50% das vagas no secretariado para as mulheres. Caberá às duas pré-candidatas a governadora fazerem o resto. E como têm trabalhado Raquel e Marília nessa fase de pré-campanha?

Raquel tem se destacado mais na pauta que interessa, diretamente, ao sexo feminino mostrando seu trabalho na Prefeitura de Caruaru, onde deu prioridade à primeira infância, comprometendo-se a replicar a experiência no estado. Também tem promovido encontros exclusivos com mulheres no agreste e Região Metropolitana. Marília tem tratado dos temas mais gerais e centrado na disputa com o PSB pelo apoio do ex-presidente Lula, deixando em segundo plano, pelo menos até agora, o foco nas mulheres.

O palco principal da disputa das duas nesse campo será a Região Metropolitana – onde o voto majoritário é mais solto – e aí um outro componente entra em questão: a ideologia. Se Marília é mais forte no voto de esquerda – que irá dividir com Danilo Cabral – Raquel é expressiva na centro-esquerda e centro-direita. Neste último caso, enfrentando também um oponente masculino metropolitano, o pré-candidato Anderson Ferreira (bolsonarista e evangélico). As pesquisas por enquanto não têm medido a influência das mulheres no pleitomas logo isso será feito e a questão ficará mais clara, para o bem ou para o mal das duas pretendentes.

Dinheiro da retomada para socorrer desabrigados

O governador Paulo Câmara, que tem percorrido o estado anunciando obras no seu Plano de Retomada, vai precisar refazer seus cálculos diante das enchentes que castigaram a Região Metropolitana e agora chegam à Mata Sul e Agreste com milhares de desabrigados e 24 municípios em estado de calamidade. Como é necessário socorrer a todos indistintamente o governador já prometeu estender a essas áreas o auxílio de R$ 1.500,00 às famílias atingidas já disponibilizado para o Grande Recife. Outro cálculo precisa ser feito no socorro aos municípios para recuperação da infraestrutura sobretudo de pontes e estradas.

IPA e Iterpe na agenda de Miguel

O pré-candidato a governador Miguel Coelho prometeu este final de semana, em encontro com trabalhadores rurais no Cabo de Santo Agostinho, dar prioridade à agricultura familiar e recuperar o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA – que foi criado para dar suporte técnico aos pequenos agricultores e o Iterpe – Instituto de Terras que, segundo ele, “estão sucateados”. Ele recebeu propostas do Movimento de Libertação dos Trabalhadores sem Terra (MLST) e prometeu aumentar em 50% o número de trabalhadores atendidos pelo Chapéu de Palha.

Danilo promete repetir Eduardo

“Eduardo dizia que tem gente que só sabe falar. Mas tem gente que sabe falar, escrever, tirar do papel e fazer. Eu aprendi isso”- assim o pré-candidato a governador Danilo Cabral(PSB) se expressou no ponto alto do ato que realizou esta sábado no município de Surubim, onde nasceu, congregando lideranças do agreste setentrional. Danilo caminhou pelas ruas ao lado do governador Paulo Câmara, da pré-candidata ao senado Teresa Leitão , do senador Humberto Costa, da prefeita Ana Célia e Farias e de pré-candidatos a deputado estadual e federal.

Raquel também em Surubim

Não foi só Danilo que ganhou as ruas de Surubim este final de semana. A pré-candidata Raquel Lyra andou pelas ruas da cidade com o maior líder da oposição no município, o ex-prefeito Flávio Nóbrega. Em entrevista a emissoras de rádio ela criticou a falta de projeto do Governo do Estado para duplicação das PE 83 e PE 90 para integrar o agreste setentrional ao Polo de Confecções do Agreste. Prometeu abrir 60 mil vagas de creches, argumentando que só em Caruaru abriu 7.400 enquanto foi prefeita.

Bolsonaro fala em vídeo no encontro do PL

Através de videochamada o presidente Jair Bolsonaro participou do encontro realizado ontem à tarde no Recife pelos seus candidatos Anderson Ferreira para governador e Gilson Machado, senador. O presidente defendeu seus candidatos – faz 10 dias que esteve em Pernambuco com o mesmo propósito – e afirmou que no mês de junho o Brasil “teve a menor taxa de desemprego desde 2016. “Segundo o IBGE – ressaltou – o país teve uma redução de 4,3% em um ano na taxa de desemprego, uma queda maior do que a de todos os países do G20”.

PT de Bezerros com Marília

A decisão do PT de expulsar todos os filiados ao partido que não votarem no pré-candidato Danilo Cabral não está surtindo o efeito desejado. Neste sábado o PT de Bezerros declarou apoio a Marília Arraes sob o argumento de “ela é a candidata do PT”. O presidente do partido Eugênio Barbosa afirmou: “ enxergo nela o 13”. E continuou “nós queríamos que ela fosse governadora há quatro anos mas não deu. Vemos em Marília o compromisso com o povo pernambucano, afinal ela é neta de Arraes e sempre esteve ao lado do presidente Lula”.

Fotos: Divulgação

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar