Notícias

Raquel e Álvaro pregam diálogo na Alepe mas presidente tem aúdio vazado criticando governadora

Apesar da ausência de qualquer afago entre a governadora Raquel Lyra e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Álvaro Porto, os dois fizeram questão de pregar o diálogo nos pronunciamentos que fizeram esta quinta-feira na abertura dos trabalhos legislativos de 2024. O primeiro a falar, Álvaro destacou que a Alepe “é território de diálogo e entendimento”, acrescentando, sem citar o Governo, que “a casa continua com os canais de conversa ativos e desobstruídos”. Ressaltou, no entanto, que os deputados continuarão “: trabalhando com coesão e produtividade no interesse de Pernambuco, sem abrir mão de suas prerrogativas”.

A governadora, que fez um longo discurso de prestação de contas do ano de 2023, falou várias vezes em diálogo ao agradecer aos deputados por terem aprovado todos os projetos que ela enviou para casa e destacando que continua com as portas do seu gabinete abertas e a de toda sua equipe para receber os parlamentares “sem distinção partidária”. Pontuou, no entanto, que “no diálogo e respeito entre os poderes não se deve atribuir concordância total”. Disse que no Regime Democrático é assim que se procede, evitando, no entanto, tocar no principal ponto de desavenças atual entre o Executivo e o Legislativo que foi a sua decisão de buscar o STF para tornar sem efeito emendas feitas pela Assembléia à LDO aprovada em dezembro.

Diante do clima difícil tanto o presidente da Assembléia quanto a governadora tomaram suas precauções. Raquel chegou à casa pontualmente às 10 horas ao lado da vice Priscila Krause e acompanhada por todos os seus secretários para os quais foram providenciadas cadeiras improvisadas ( de material plástico) de forma que pudessem ser abrigados no recinto do plenário. Também levou consigo a ex-deputada estadual e ex-conselheira do Tribunal de Contas, Teresa Duere. Antes de sua fala, citou, nominalmente, os 39 deputados presentes (10 justificaram a ausência), inclusive os de oposição.

Já a direção da Assembléia ocupou parte das galerias com funcionários da casa, sob o comando do ex-deputado estadual Isaltino Nascimento, atual superintendente geral do Poder Legislativo. Tanto Raquel quanto Álvaro tiveram assim garantidos os aplausos na medida em que falavam. Uma saia justa, porém, se desenrolou nos bastidores e causou constrangimento. A TV Alepe, que transmitia a solenidade, acabou, sem querer, mostrando um comentário que o deputado Álvaro Porto fez na mesa principal enquanto a governadora se pronunciava. Ele disse de forma clara que não estava entendendo nada do que ela estava falando e que queria saber a que estado a mesma estava se referindo quando fez o balanço de 2023. Em entrevista coletiva logo depois afirmou esperar que o diálogo proposto pela governadora “não fique só no discurso” e relembrou a ação que ela encaminhou ao STF.

Coube à líder da oposição, deputada Dani Portela, fazer críticas contundentes ao Governo citando morosidade, falta de pessoal para executar atividades básicas e o que chamou de descaso com a saúde e a segurança. O vice-líder do Governo, deputado Joãozinho Tenório destacou o fato de a casa ter aprovado os projetos da governadora, fez um relato do que foi realizado em 2023 e disse: “ governadora, eu me sinto orgulhoso de fazer parte da sua bancada nesta casa”.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *