Raquel descontrai o ambiente e chama João para conversa a sós

 

Desde o início do seu mandato, a governadora Raquel Lyra só se encontrara com o prefeito João Campos junto com outros prefeitos metropolitanos ou em momentos protocolares nas visitas do presidente Lula a Pernambuco. Em nenhum momento os dois tinham sentado, cara a cara, para uma conversa franca. Embora apenas uma ponte separe o Palácio das Princesas do Palácio Capibaribe a comunicação entre os dois, se muito, aconteceu por telefone. O motivo seriam as rusgas deixadas pela campanha de 2022 quando Raquel fez muitas críticas ao PSB e continuou fazendo depois de eleita. Até hoje, por exemplo, ela também não se encontrou com o ex-governador Paulo Câmara, agora presidente do Banco do Nordeste. A única exceção foi a conversa que teve com o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, seu adversário direto em 2022, na luta pelo Governo do Estado e também filiado ao PSB.

Esta quarta-feira, no entanto, as distâncias acabaram. Atendendo a um convite da governadora e duas horas após ter deixado claro para a imprensa seu descontentamento com a falta de substituição das câmaras de segurança no centro da cidade – “o estado ficou sem suas câmaras de monitoramento mas o Recife vai fazer a sua parte”- o prefeito estava no gabinete de Raquel discutindo, segundo o Palácio e o que os dois registraram em suas redes sociais, a garantia de segurança no carnaval do Recife. Não se sabe se foi coincidência mas na citada entrevista à imprensa, após mostrar a programação da capital nos seis dias de festa carnavalesca, João disse que Recife fará este ano “o maior carnaval de sua história”. Raquel, após conversa com ele, soltou uma frase parecida “Pernambuco está pronto para fazer o melhor e mais bonito carnaval da história.”

Tirando a conhecida mania de grandeza do pernambucano, acostumado a dizer que tudo aqui é o maior do Brasil ou mesmo do mundo, o fato é que, independente do que disseram, um simples gesto de civilidade, que não se deu nem mesmo nas festas de final de ano, agradou a população e foi celebrada após as mensagens nas redes, tanto da governadora quanto do prefeito. Os dois postaram concomitantemente no instagran, cada um em seu perfil oficial, a foto juntos e a informação do encontro e dos acertos sobre o carnaval. Às 18 horas, duas horas depois, a mensagem de João já tinha registrado 40.102 curtidas e 2.555 comentários e a de Raquel tinha 11.345 curtidas e 795 comentários.

O que motivou a distância

A governadora Raquel Lyra nunca escondeu de ninguém suas mágoas com o PSB, seu antigo partido. Motivo tinha de sobra: foi-lhe negada a legenda para que disputasse a eleição de prefeita de Caruaru, em 2016, obrigando-a a buscar abrigo no PSDB em cima da hora. Ela sempre se queixou também dos chás de cadeira que teria recebido no Palácio quando Paulo era governador e o procurava para tratar das demandas de Caruaru, sobretudo do São João. Chegou a dizer que a festa aconteceu no seu período sem apoio do estado. Embora tenha vencido, mesmo sem o PSB, duas eleições no seu município, onde se reelegeu prefeita, ela acabou ganhando também a eleição de governadora. Mas os problemas de relacionamento continuaram e, pelo visto, só estão sendo enfrentados agora. Já não era sem tempo.

Lula em Pernambuco

A grande notícia desta quinta-feira em Pernambuco é a chegada do presidente Lula que ficará um dia e meio no estado. Esta tarde ele vai estar na Refinaria Abreu e Lima que a partir de fevereiro iniciará suas obras de ampliação com a promessa de geração de 10 mil empregos, diretos e indiretos, no auge da construção. É possível que também anuncie a continuidade do trecho pernambucano da Transnordestina. Na sexta, o presidente vai estar na sede do Comando Militar do Nordeste onde, ao lado do ministro José Múcio Monteiro, participará da solenidade de troca de comando e anunciará a construção em Pernambuco da Escola de Sargentos do Exército.

Raquel e Múcio e a Escola de Sargentos

O governo do estado anunciou esta quarta-feira que, na solenidade sobre a Escola de Sargentos, a governadora Raquel Lyra e o ministro José Múcio Monteiro assinarão a ordem de serviço do empreendimento junto com o presidente. A construção da escola está sendo garantida depois de muitas discussões e pressões de ambientalistas. No final, o Exército se comprometeu a não só preservar o meio-ambiente como concordou em reduzir de 180 para 90 hectares a área a ser utilizada pela escola.

Isabella fora do secretariado?

A possibilidade da vice-prefeita Isabella de Roldão assumir uma secretaria do governo Raquel Lyra, como parte do acordo para que o PDT participe da base da governadora, subiu no telhado. Uma fonte do partido informou a este blog que um entendimento desse tipo terá que, necessariamente, passar pelo crivo do ex-deputado federal Wolney Queiroz e do seu pai, o ex-prefeito de Caruaru José Queiroz. Até as paredes do Palácio das Princesas sabem que os dois sempre tiveram dificuldade de diálogo com Isabella.

Após a conversa de ontem no Palácio, vai ser mais descontraído o encontro da governadora e do prefeito com o presidente Lula?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar