Notícias

Raquel desapropria Colégio Americano Batista e garante preservação patrimonial

Fundado há 117 anos, o Colégio Americano Batista, que funciona no bairro do Derby, no Recife, foi desapropriado esta sexta-feira pela governadora Raquel Lyra que deseja transformá-lo em um “equipamento público estadual de educação”, como consta no decreto de desapropriação publicado no Diário Oficial. Se este equipamento a ser instalado no local e ainda não detalhado pelo Governo for uma escola vai dar para abrigar muitos alunos pois a área total da unidade é de 35 mil metros quadrados.

O Americano Batista, como quase todos os grandes colégios de orientação religiosa, vinha enfrentando dificuldades de manutenção. Nos últimos anos transformou-se em Faculdade mas em junho de 2022 foi penhorado pela Justiça para pagamento de dívidas trabalhistas e estava para ser levado a leilão, o que inquietava os defensores do patrimônio público que lembravam a transformação do Marista em Shopping.

Com a desapropriação, o estado tem direito de discutir o valor a ser pago pelo imóvel avaliado para o leilão em R$ 103 milhões. O colégio foi fundado pelo missionário batista norte-americano W.H.Canadá e até 1942 seus diretores foram americanos. Após várias ampliações ele conta hoje com quatro prédios principais, com dois pavimentos, em estilo romano, duas bibliotecas, dois grandes auditórios e uma capela.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

3 Comentários

  • Anônimo

    Excelente medida tpmou a Governadora Raquel. Estudei e morei no Colegio por un15 anos, onde meu pai foi Diretor durante mais de 20 anos. Eram outros tempos em que vários colégios tonham educação e discipluna. O tespeito sos professires era a principal marca de escolas como o Marosta, Dalesiano, Vera Cruz, Damas e tantis outros.
    Infelizmente, no caso do CAB a incompetência levou esse patromonio falência total.
    Parabens a nossa Governadora pela rapida devida, evitando que aquela instituição com uma existência de 100 anos virasse pó.

  • CLÓVIS CORRÊA

    Corretíssima medida tomada pela nossa governadora de Pernambuco. Não votei nela unicamente por questões partidárias, no entanto estou absolutamente convicto de que ela e Priscila, farão juntas uma administração inovadora e revolucionária que darão aos pernambucanos o orgulho que outrora tiveram de cknstatar que o nosso estado vai voltar a ser o líder do Nordeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *