Raquel desapropria Colégio Americano Batista e garante preservação patrimonial

Fundado há 117 anos, o Colégio Americano Batista, que funciona no bairro do Derby, no Recife, foi desapropriado esta sexta-feira pela governadora Raquel Lyra que deseja transformá-lo em um “equipamento público estadual de educação”, como consta no decreto de desapropriação publicado no Diário Oficial. Se este equipamento a ser instalado no local e ainda não detalhado pelo Governo for uma escola vai dar para abrigar muitos alunos pois a área total da unidade é de 35 mil metros quadrados.
O Americano Batista, como quase todos os grandes colégios de orientação religiosa, vinha enfrentando dificuldades de manutenção. Nos últimos anos transformou-se em Faculdade mas em junho de 2022 foi penhorado pela Justiça para pagamento de dívidas trabalhistas e estava para ser levado a leilão, o que inquietava os defensores do patrimônio público que lembravam a transformação do Marista em Shopping.
Com a desapropriação, o estado tem direito de discutir o valor a ser pago pelo imóvel avaliado para o leilão em R$ 103 milhões. O colégio foi fundado pelo missionário batista norte-americano W.H.Canadá e até 1942 seus diretores foram americanos. Após várias ampliações ele conta hoje com quatro prédios principais, com dois pavimentos, em estilo romano, duas bibliotecas, dois grandes auditórios e uma capela.
Redação blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br


3 Comentários
Anônimo
Excelente medida tpmou a Governadora Raquel. Estudei e morei no Colegio por un15 anos, onde meu pai foi Diretor durante mais de 20 anos. Eram outros tempos em que vários colégios tonham educação e discipluna. O tespeito sos professires era a principal marca de escolas como o Marosta, Dalesiano, Vera Cruz, Damas e tantis outros.
Infelizmente, no caso do CAB a incompetência levou esse patromonio falência total.
Parabens a nossa Governadora pela rapida devida, evitando que aquela instituição com uma existência de 100 anos virasse pó.
CLÓVIS CORRÊA
Corretíssima medida tomada pela nossa governadora de Pernambuco. Não votei nela unicamente por questões partidárias, no entanto estou absolutamente convicto de que ela e Priscila, farão juntas uma administração inovadora e revolucionária que darão aos pernambucanos o orgulho que outrora tiveram de cknstatar que o nosso estado vai voltar a ser o líder do Nordeste.
Jose Thadeu Pinheiro
Que ótima notícia.