Raquel amplia base na Alepe com apoio do União Brasil e exclui PSB e PSOL dos contatos
A governadora Raquel Lyra acelerou os contatos com os partidos durante o dia de ontem, quando recebeu uma a uma todas as bancadas com assento na Alepe, excluindo o PSB e o PSOL, únicos não convidado a sentar à mesa. Os contatos começaram pelo PP, único partido, além do PSDB/Cidadania, fechado com a governadora desde o segundo turno e prosseguiu durante o dia com PT, PSV, PCdoB, PL, Solidariedade, Republicanos e Patriotas. Do PSB só foram convidados os deputados dissidentes Rodrigo Novaes, Danilo Godoi e Franz Hacker, recebidos juntos, e Jarbas Filho, recebido em separado.
Embora tenha solicitado a todos os partidos o apoio a seu Governo na Assembléia só o União Brasil lhe garantiu que vai participar da base governista. Os demais se colocaram como independentes mas alguns não fecharam a porta a um entendimento futuro. Com a entrada da UB no bloco governista, a bancada da governadora passa a contar oficialmente com 18 deputados – 8 a menos que os necessários para formar maioria – mas hoje, contando com os “independentes pró- governo”, como são chamados deputados cujos partidos não vão estar na base mas eles próprios já decidiram apoiar Raquel, os deputados fiéis à governadora já ultrapassam a marca de 25 parlamentares.
Estão entre esses, quatro do PSB, citados acima, 3 do PV e 1 do PCdoB. O PT está independente e, por enquanto, diz que permanece assim. A bancada do PL, liderada pelo deputado Alberto Feitosa, gostou da conversa com a governadora mas se mantém independente, assim como o Solidariedade, partido de Marília Arraes, e o Republicanos. Hoje os partidos independentes somam no total 18 deputados. Já a bancada oposicionista tem oficialmente 14 deputados (13 do PSB e 1 do PSOL) mas, excluindo os 4 socialistas fiéis a Raquel, ela cai para 10 deputados.
Comissões da Alepe
A governadora manifestou às bancadas recebidas sua preocupação com a composição das comissões da Alepe, sobretudo as principais que são Justiça, Finanças e Administração tradicionalmente ocupadas pela bancada governista. Quase todos informaram que a composição está nas mãos do presidente da casa, Álvaro Porto. De volta à Assembléia, porém, alguns deputados afirmaram que a situação não está tão pacífica assim até porque a oposição nem líder ainda tem e há que se considerar os independentes. A governadora tem dito nos bastidores que vai lutar para que as três comissões citadas sejam da base. As demais podem ser compostas pelos independentes e oposicionistas.
Longe do carnaval
Raquel confirmou aos deputados que não vai participar das festas carnavalescas por conta do luto que ainda conserva ao perder o esposo Fernando no dia do 1.o turno mas que logo depois vai novamente conversar com os deputados desta feita um por um. Poucos deputados acreditam que a governadora vá ter tempo para isso “esse próximo encontro deve ser com a vice ou com a casa civil”- disse um deles. Priscila esteve presente nas conversas desta segunda mas o secretário Túlio Vilaça, da Casa Civil, não compareceu.
Raul em uma estatal
O ex-deputado federal Raul Henry deve vir a fazer parte da diretoria de uma estatal federal por recomendação do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. Segundo uma fonte emedebista em conversa com este blog, a Sudene nunca esteve nos planos de Raul. A Superintendência tende a ficar com o PT pernambucano ou com a ex-deputada federal Marília Arraes. O PT estadual ainda sonha com a presidência da Codevasf mas, se não for possível isso, deve assumir a Sudene.
Priscila na nacional do Cidadania
A vice-governadora Priscila Krause assumiu a vice-presidência nacional do Cidadania que tem como presidente o ex-deputado federal Roberto Freire. Priscila ingressou no partido a convite de Roberto e do presidente estadual Daniel Coelho e por ele foi candidata a vice de Raquel, vencendo as eleições. Agora vai participar também das atividades do Cidadania em outros estados.
Logística do carnaval
Responsável pela logística do carnaval, o Governo do Estado vai expor, em entrevista coletiva esta terça-feira, a programação dos setores de Segurança, Defesa da Mulher, Turismo e Cultura para os dias de folia. Os secretários das áreas citadas estarão presentes. A coletiva será às 15 horas, no Cais do Sertão.
Pergunta que não quer calar: quando vai terminar o mistério sobre a superintendência da Sudene?
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com