Notícias

Rainha da Dinamarca abdica do trono em favor do filho Frederick que esteve em Recife em 2002

A rainha de Dinamarca, Margrethe II, anunciou este domingo, véspera de Ano Novo, que abdicará do trono no dia 14 de janeiro, passando o comando da realeza para seu filho Frederick, 55 anos, que se tornará o novo rei do país. Frederick é conhecido dos recifenses. Em 2002 foi a grande atração da inauguração do Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, prestigiando a exposição das obras de Albert Eckhout (foto acima). Na época, o príncipe era considerado “o solteiro mais cobiçado do mundo” e foi o grande centro das atenções nos poucos dias que passou no estado, sendo recebido pelo então governador Jarbas Vasconcelos.

Margrethe, única rainha da Europa, tem 83 anos e é considerada uma das mais longevas monarcas daquele continente. Ela acabou de completar 52 anos de reinado. Em discurso de fim de ano afirmou que entendeu ser este o momento de sair e entregar a realeza ao filho mais velho. Frederick é caso desde 2004 com Mary Elizabeth Donaldson, que se tornou princesa após o casamento. O casal tem quatro filhos.

A rainha Margrethe criou frisson em 2022 quando retirou o título principesco dos quatro filhos do seu filho mais novo, Joaquim, para, segundo ela, permitir que eles tivessem uma vida normal, sem as obrigações ditadas pela família real. Como o princípe Frederick tem quatro filhos, os escolhidos para assumir o trono, no caso do falecimento do pai, a rainha entendeu que os filhos de Joaquim não precisariam seguir todos os ditames de uma família real já que era quase impossível virem a assumir o trono e deu-lhes liberdade para construir suas vidas como desejassem.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *