Quem ama o feio, bonito lhe parece

Em pesquisa publicada esta sexta-feira, o Ipespe, um dos principais institutos do ramo no país, pediu aos eleitores que definissem as características que desejam ver em um futuro presidente. Honestidade ganhou de todas. Teve 81% das citações, deixando para trás preocupação com as pessoas, competência, inteligência, equilíbrio, pulso firme, idéias novas e experiência, que receberam menores pontuações. Depois de tanto se falar em corrupção no Brasil,era natural que a população exigisse honestidade dos candidatos mas ao serem chamados a dizer quais os mais honestos dos atuais postulantes, os entrevistados citaram Lula(35%) e Bolsonaro(30%). Justamente os dois que vivem se acusando de maus procedimentos.

Tudo bem que muito menos gente conhece os terceiro e quarto colocados – Ciro Gomes e Simone Tebet –mas Ciro, que não vive sendo acusado de desonestidade,  sófoi considerado honesto por 11% dos eleitores e Simone Tebet por 6%. Será que o brasileiro está separando o conceito que tem de honestidade das figuras dos seus preferidos? O sociólogo Antonio Lavareda, analista de pesquisas, não se espantou com o resultado “dado que Lula lidera as intenções de voto não é de estranhar que, em um tópico ao qual os eleitores dedicam tanta importância, ele apareça a frente de todos. O mesmo acontece com Bolsonaro que vem em segundo lugar”.

Trocando em miúdos, como bem expressa um conhecido ditado popular,“quem ama o feio bonito lhe parece”. Portanto, nas atuais condições de temperatura e pressão, quem neste momento opta por Lula (45% dos entrevistados) acha que ele é o mais honesto. Da mesma forma os bolsonaristas (34% dos entrevistados) agem em relação ao seu preferido. Ou seja, mesmo que a honestidade seja o primeiro ítem citado, não vai ser por aí que os concorrentes vão poder tirar votos dos dois líderes. Vai entender…

Economia mais importante que corrupção

Com o argumento de que “analise de pesquisa só faz sentido em seu conjunto” Lavareda cita outro momento da pesquisa em que os eleitores são chamados a definir as áreas em que o próximo presidente precisa atuar com prioridade. A economia vem em primeiro lugar com 40%, a educação em segundo com 23%, a saúde com 16% e, bem longe, vem o combate à corrupção com apenas 6%”. Na sua opinião a corrupção, que foi a pauta principal da eleição de 2018,deixou de ter relevância agora – “por isso  Sérgio Moro não cresceu nas pesquisas como presumia” – conclui. Para ele é mesmo a economia que vai reger o pleito e os debates que começam a ser feitos.

Ciro e Simone

Ainda com relação a honestidade é preciso esclarecer que Ciro e Simone Tebet tiveram mais menção a esta característica do que as intenções de votos a eles declaradas. Ciro tem 9% e foi citado como mais honesto por 11% dos entrevistados e Simone Tebet, que tem só 3%, foi avaliada como mais honesta por 6% – o dobro dos seus atuais eleitores. No caso de Lula, com 45% das intenções voto teve 35% de citações como mais honesto (10% não o definiram assim) e Bolsonaro com 34% das intenções teve 30% de citações, ou seja, 4% dos seus eleitores não o apontaram como mais honesto.

Raquel e Rodrigo em sintonia

Apesar de terem estilos políticos diferentes, a pré-candidata a governadora, Raquel Lyra e seu substituto, o atual prefeito Rodrigo Pinheiro, não se estranharam até agora, como era previsto nos bastidores políticos. Estavam juntos e sorridentes na abertura do São João de Caruaru este final de semana e Rodrigo acaba de escolher o advogado Pedro Augusto para futuro secretário de governo. Pedro, que já está trabalhando na equipe do prefeito, é que está articulando seus encontros políticos, inclusive com pessoas de oposição e é ligadíssimo ao ex-deputado federal Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, e principal articulador da candidatura de Raquel. Estão todos em casa, portanto.

Jorge de Altinho citado por Elba

Foi grande o rebuliço este ano em Caruaru em torno da programação do São João quando Jorge de Altinho não foi citado entre os primeiros contratados e sua esposa foi para as redes sociais denunciar dizendo que era a primeira vez que ele estaria ausente da festa. Após os protestos a Prefeitura se desculpou e o colocou na grade mas o cantor e compositor se recusou a comparecer. Mas na abertura da festa a cantora Elba Ramalho não deixou por menos. Segundo o blogcenário, de Caruaru, incluiu no início do seu show quatro canções do amigo e fez questão de dizer que o estava homenageando, ganhando muitos aplausos.

Sabatinas

Começa esta segunda a sabatina de entrevistas com os pré-candidatos a governador de Pernambuco pelo UOL e Folha de S. Paulo. A primeira entrevistada será Marília Arraes. O programa será às 10 horas e terá 1h30m de duração. A transmissão será feita pelo Canal UOL, além de facebook, instagran e twitter do portal de notícias. Dia 08/06 às 10 horas será a entrevista de Miguel Coelho, dia 09/06 no mesmo horário a de Raquel Lyra. No mesmo dia 09 às 16 horas o entrevistado será Danilo Cabral. E no dia 10/06  às 10 horas Anderson Ferreira e às 16 horas João Arnaldo.

Fotos:Divulgação

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar