Quatro vereadores de Olinda são cassados pelo TRE-PE por descumprimento da cota de gênero
Os vereadores de Olinda, Vlademir Labanca, Jesuíno Araújo, Bruno Melo e Everaldo Silva tiveram o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral( TRE-PE ) após julgamento na terça-feira. De acordo com a justiça, nas eleições municipais de 2020, os partidos pelos quais foram eleitos não cumpriram as cotas de gênero e lançaram candidatas “laranjas”.
Vlademir Labanca foi eleito com 3.249 votos pelo PSC e atualmente está no PV; Jesuíno Araújo obteve 3.175 votos no Cidadania e filiou-se ao PSD; Bruno Melo, também do Cidadania, somou 3.030 votos e passou para o Avante; e Everaldo Silva, que conquistou o mandato pelo PDT com 2.531 votos, recentemente filiou-se ao PSD.
Todos os votos no pleito de 2020 obtidos por candidatos do PSC, Cidadania e PDT foram anulados. O PMN, mesmo sem ter eleito vereador, também sofreu anulação de seus votos pois a legenda não alcançou a cota mínima de 30% de mulheres.
O TRE-PE vai precisar refazer os cálculos do quociente eleitoral para indicar quais partidos serão contemplados com representantes na Câmara Municipal de Olinda.
Redação Blogdellas Foto: arquivo
e-mail:redacao@bogdellas.com.br