Quase 57 mil recém-nascidos foram registrados sem o nome do pai

Os cartórios brasileiros registraram, no início deste ano, o maior número de recém-nascidos identificados somente com o nome da mãe. De janeiro a abril, foram 56,9 mil bebês por mães solo, o maior número se comparados com o mesmo período de anos anteriores. Descrição: https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1458827&o=node

 

De acordo com o levantamento, em 2018, foram registrados 51,1 mil recém-nascidos só com o nome materno. No ano seguinte, foram 56,3 mil. Em 2020, o número diminuiu para 52,1 mil. Em 2021, 53,9 mil crianças não tiveram o pai reconhecido na certidão de nascimento. O estudo também aponta diminuição do total de nascimentos de recém-nascidos neste ano, um total de 858 mil. Em 2018, foram 954,9 mil.

 

Os dados são da Arpen-Brasil – Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, obtidos do Portal da Transparência do Registro Civil. Na plataforma, é possível acessar o módulo Pais Ausentes, que mostra os registros de 7,6 mil cartórios do Brasil. De acordo com regras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), caso o pai não queira reconhecer o filho, a mãe pode indicá-lo com genitor no cartório, que deverá comunicar o fato aos órgãos competentes para processo de investigação de paternidade.

 

Caxias do Sul movimenta a Surdolimpíada da América Latina

A cidade gaúcha de Caxias do Sul encerra domingo, dia 15, a 24ª Surdolimpíada de Verão (maior evento multidesportivo internacional para atletas surdos do mundo). Esta é a primeira vez na história que a América Latina recebe a competição, que reúne mais de 5 mil atletas representando 77 países. Nesta edição o Brasil tem a sua maior delegação na história da competição, com 237 componentes (199 atletas e 38 membros da comissão técnica) que participarão de disputas em 17 modalidades: futebol, vôlei, handebol, basquete, atletismo, badminton, natação, ciclismo, mountain bike, tiro esportivo, orientação, tênis de mesa, judô, karatê, tênis, vôlei de praia e taekwondo.Com uma delegação tão numerosa, a expectativa de conquistar medalhas é a melhor possível, diz o presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, Diana Kyosen.

 

O Brasil já participou de seis edições do evento, ocupando a 56° posição na classificação geral . Porém, as medalhas vieram apenas nas três últimas, sendo dez no total (1 ouro, 1 prata e 8 bronzes).A primeira conquista foi obtida em 2009, em Taipé (Taiwan), um bronze com o judoca Alexandre Fernandes. Quatro anos depois veio a primeira prata, com o nadador Guilherme Maia Kabbach, que também levou para casa dois bronzes. Nesta edição quem também terminou uma prova na terceira posição foi o carateca Heron Rodrigues da Silva.Mas a melhor campanha brasileira em uma Surdolimpíada foi alcançada em 2017, em Samsun (Turquia). O Brasil terminou com um ouro do nadador Guilherme Maia, que também conquistou um bronze. Além dele, o Brasil foi bronze no Futebol Feminino, com o judoca Alexandre Fernandes e com o carateca Heron Rodrigues da Silva.

 

Sábado (14), na Aliança Francesa

No sábado (14), a partir das 14h, a Aliança Francesa Recife, no Derby, recebe a primeira edição do Mercado Europeu, evento que reúne música, gastronomia, língua e cultura da França, Itália, Espanha e Alemanha com oficinas, aulas e feiras de produtos típicos dos países. A entrada é gratuita e as inscrições para as oficinas e aulas experimentais podem ser feitas pelo https://linktr.ee/afrec.A programação será das 14h às 20h. Às 14h15, haverá apresentação musical de Evelin, com repertório de canções francesas. Às 14h30, será a vez da tarantela e música lírica italiana. Já a parte das aulas experimentais acontecem a partir das 15h15 com aula de espanhol; depois às 16h tem a aula experimental de francês; e às 16h45 acontece a aula de italiano. A partir das 17h30 acontecerão as oficinas de vinho de Club Chez France e da Trinacria.

 

Cigarros Eletrônicos prejudicam a saúde, alertam especialistas

Sociedades médicas brasileiras esperam que a Anvisa decida ainda este ano manter proibida a importação e venda de cigarros eletrônicos no Brasil. Em 2009, a agência publicou resolução proibindo os chamados Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), que agora passam por discussão de informações técnicas. “Esperamos que até o fim do ano tenhamos essa decisão. Mas o nosso papel é entregar à Anvisa todas as evidências científicas comprovando os malefícios do cigarro eletrônico”, disse Ricardo Meirelles, da Associação Médica Brasileira (AMB).

 

A AMB, o Conselho Federal de Medicina e entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, têm se unido pela proibição do comércio dos cigarros eletrônicos. E alertaram a Anvisa sobre a informação falsa dos fabricantes, de que o cigarro eletrônico é alternativa mais saudável ao cigarro convencional. “Vários estudos comprovam que os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) causam danos à saúde. Eles podem causar irritação brônquica, inflamação em quem tem doença pulmonar obstrutiva crônica (Dpoc). Essas pessoas não podem usar o cigarro eletrônico de maneira nenhuma”, afirmou Meirelles.

 

Expressinho da Vacina contra Covid-19

Aqui o calendário do Expressinho da Vacina contra Covid-18. A Secretaria de Saúde de Olinda está deste a última segunda, 9, com agenda cheia , vacinando as crianças com idades de cinco a 11 anos. É importante lembrar que a vacinação não precisa de agendamento, porém necessita apresentar documentação com foto, caderneta de vacina e comprovantes de residência, o atendimento acontece das 9h às 16h.Programação: Depois das comunidades Cabo gato, em Peixinhos e Rua Gilbratar, ontem, nas proximidades da Barraca da Formiga, no Córrego da Bondade, hoje, quarta, 11, a vacinação avança pela Rua Austrália, nos arredores da Padaria do Cangula, Alto do Cajueiro. Na quinta, 12, é a vez da Rua Ubiratan, 16, perto da Escola Tabajara, em Cidade Tabajara e sexta, 13, o Expressinho da vacina chega na Rua Antônio Martiniano de Barros, perto da Esquina do Galeto, Jardim Fragoso.Vacine-se. A pandemia não acabou.

 

Guarda Civil de Olinda resgata filhote de iguana

Também em Olinda: A Guarda Civil Municipal de Olinda resgatou um filhote de iguana na escola Centro Educacional Cristão Olinda, no bairro de Casa Caiada. O animal foi capturado e encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – CETRAS Tangara. Durante a captura a equipe da GCMO contou com a ajuda da gestora da instituição, que garantiu o seguro distanciamento evitando dessa forma qualquer risco aos estudantes como também o estresse ao animal. A Guarda Civil Municipal de Olinda alerta a população para não tentar capturar o réptil ou qualquer animal silvestre em via pública ou residências. A forma mais segura é ligando para as autoridades competentes. A guarda Civil Municipal de Olinda atende pelos números 3429-2947 ou o 153.A GCMO concluiu recentemente o curso de manejo de animais silvestres e é o único órgão na cidade de Olinda que atende esse tipo de ocorrência. No dia 27 de abril, os servidores do órgão resgataram uma jiboia no Alto da Conquista.

 

Redação do BlogDellas com veículos e assessorias.

 

Imagem: Marcell Casal Jr/Agência Brasil.

 

E-mail:redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar