Quadrilha junina é oficializada como manifestação da cultura nacional
-A Raio de Sol que venceu concurso de Quadrilhas Juninas Adultas da Prefeitura doRecife-
A quadrilha junina , a partir desta segunda-feira (24/6), passa a ser reconhecida como manifestação da cultura nacional. A Lei Nº 14.900 , que oficializa a decisão, foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra Margareth Menezes (Cultura) e publicada no Diário Oficial da União.
Com origens em bailes ocorridos nos palácios da França, onde os nobres dançavam em quatro duplas organizadas de forma retangular – daí o nome quadrille, em francês – a dança foi introduzida no Brasil no século 19. Com o passar dos anos, e a popularização da dança, agregou elementos culturais brasileiros relacionados às tradições rurais, como as vestimentas utilizadas pelos caipiras.
Festivais e disputas -Em Pernambuco as quadrilhas se preparam durante todo ano para as apresentações no mês de junho, e há disputas em várias cidades .No 38º concurso realizado pela Prefeitura do Recife por exemplo, no Sítio Trindade,na categoria adulto, a vencedora foi a Quadrilha Raio de Sol. O tema “A Engrenagem que nos move”, foi inspirado nas mesas de bonecos de Mestre Saúba de Carpina.
No 20º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenis a grande vencedora desta edição foi a quadrilha Matutinho Dançante, do Ibura, que apresentou o tema “Na Trilha do Mestre” em homenagem a Ariano Suassuna.
Redação com assessoria e informações do Ministério da Cultura Fotos: Marcos Pastich/PCR
e-mail:redacao@blogdellas.com.br