PT se atrapalha em Paulista, é cobrado duramente pelo PSB, e leva Matuto para gravar com Lula
Júnior Matuto foi a Brasília gravar com Lula
Depois de ter anunciado apoio ao candidato a prefeito pelo PSDB de Paulista, Ramos Santana, o PT do município corre risco de voltar atrás. A iniciativa, tomada sem a concordância da direção nacional do partido, foi duramente cobrada pelo PSB e, em menos de 48 horas, a Executiva Nacional do Partido voltou a alertar que em municípios com mais de 200 mil habitantes as alianças precisam ser homologadas pela nacional, desfez a decisão local, e levou o candidato socialista no município, Junior Matuto, esta quinta-feira, para gravar com o presidente Lula, pedindo votos para ele.
Um membro graduado do PT informou a este blog que a decisão municipal levou o PSB a cobrar um posicionamento da legenda a nível estadual, lembrando que estava apoiando o candidato do PT em Olinda, Vinicius Castello, e exigia o mesmo tratamento a Matuto em Paulista.
O presidente do PT em Paulista, Nickson Monteiro, confirmou que o diretório municipal decidiu, por maioria, apoiar Ramos mas explicou que como o caminho de alianças em cidades maiores é da Nacional, havia consciência entre os membros do diretório presentes à reunião que a municipal poderia dar um indicativo, como deu, mas que ele só teria validade com a concordância da estadual e da nacional: “ tanto que enviamos a decisão para a direção estadual e essa remeteu para a nacional”.
Nickson afirmou que agora vai aguardar o comunicado oficial da legenda a nível nacional para voltar a reunir o diretório e decidir o que fazer. Indagado se pode acontecer em Paulista o que se observou a nível estadual em 2022 quando a militância petista não concordou com o apoio ao candidato do PSB a governador, Danilo Cabral, e fez campanha aberta para a candidata Marília Arraes, ele explicou que não pode responder por posições individuais dos membros do partido mas já se sabia que uma decisão desse porte só valeria com a homologação da direção nacional do partido.
Redação Blogdellas Foto: divulgação
e-mail:redacao@blogdellas.com.br