PT na nova gestão de Joao Campos em compasso de espera após suspensão de reunião

 

Print do Instagram do vereador do PT Osmar Ricardo, votando com a bandeira amarela do PSB

 

Embora seja desejo do prefeito João Campos contemplar o PT em sua gestão – a idéia é a nomeação de um vereador eleito pela Federação PT/PV/PCdoB como secretário, com o objetivo de garantir a permanência na Câmara do vereador petista Osmar Ricardo, que ficou na suplência –   o diretório do partido no Recife, que apoiou a indicação do médico Mozart Sales para vice-prefeito sem combinar com João, criando a maior saia justa da eleição deste ano, continua a dar vexame. 

Com divulgação pela imprensa, a direção do PT na capital convocou uma reunião no último final de semana com o objetivo de discutir como se daria o processo de participação do partido no terceiro mandato do atual prefeito, anexando às discussões também o aproveitamento de petistas em órgãos federais, uma forma de evitar que o novo encontro fosse comparado com o que indicou Mozart Sales e que deu em nada. Só que a tendência CNB (Construindo um Novo Brasil), ligada, entre outros, ao senador Humberto Costa, deputado federal Carlos Veras e estadual Doriel Barros, não garantiu quórum ao encontro por  discordar da pauta. 

A alegação foi a de que ninguém poderia estar falando em algo que não estava proposto pelo prefeito, abortando qualquer iniciativa semelhante. “ Esse pessoal do diretório municipal não aprendeu com a questão de Mozart e foi correto o posicionamento da CNB” – afirmou a este blog uma fonte da direção estadual. Atribui-se ao presidente do PT Recife, Cirilo Mota, a tentativa de botar o carro na frente dos bois, o que, está ficando claro, não combina com o estilo de João Campos. “Se o prefeito deseja ter o PT na sua administração a ele cabe buscar o partido e não o contrário” – disse a mesma fonte. 

Osmar Ricardo e os socialistas 

 O vereador Osmar Ricardo, que perdeu a eleição deste ano após alguns mandatos como vereador, é o único que teria cadeira cativa na próxima gestão, ou assumindo a Câmara em substituição a um vereador que for chamado para o primeiro escalão, ou ele próprio sendo secretário. Só que o seu irmão Oscar é secretário municipal nomeado por sugestão do próprio vereador, embora seja considerado da cota do PT. O interesse do prefeito por Osmar e Oscar tem um sentido: os dois controlam, há tempos, o partido no Recife, e são considerados mais socialistas do que petistas. Osmar foi votar este ano com uma bandeira amarela do PSB nos ombros e a imagem circulou em grupos de whatsapp do PT, gerando críticas (foto acima). 

 Lula da Fonte na Câmara 

O deputado federal Lula da Fonte, do PP, é cotado para a 2.a vice-presidência da Câmara Federal na chapa do deputado federal Hugo Mota. Ele foi indicado pelos Progressistas para ocupar este espaço na mesa-diretora. Em seu primeiro mandato Lula tem surpreendido estando na cota dos mais influentes da Câmara. Além de apresentar projetos, Lula tem conseguido importantes relatorias como do projeto que concede indenização e pensão especial a crianças com microcefalia. 

 CCJ da Câmara aprova PEC do BNDES de Mendonça 

 A Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara dos Deputados, aprovou a PEC do BNDES, de autoria do deputado federal Mendonça Filho. Ela garante, segundo o deputado, “que o Governo Federal conceda empréstimo a outros países, através de bancos públicos, sem o aval do Congresso Nacional”.  “ Com esta aprovação ( a matéria agora vai para a pauta do Congresso) damos um passo importante para evitar decisões pautadas por motivações ideológicas, sem garantias sólidas e sem avaliar prejuízos ao Brasil” – declarou Mendonça. 

Que espaço o PT vai, afinal, conquistar na nova gestão de João Campos? 

Compartilhar