PSOL decide ter candidatura própria no Recife e vai escolher entre Dani Portela e Ivan Moraes

 

O congresso Estadual do PSOL, realizado este final de semana, decidiu que vai lançar candidatura própria a prefeito do Recife e de outros municípios, como Olinda, onde o partido tem expressividade. O grupo Revolução Solidária defensor de candidatura própria e que tem como liderança principal a deputada estadual Dani Portela, já tinha vencido a plenária no Recife com 54% dos votos e agora fez uma aliança com o grupo Sementes, liderado pelo vereador Ivan Moraes e as ex-juntas Carol Vergolino e Kátia Cunha, e conseguiu 50,66% dos votos no estado, reelegendo o atual presidente estadual Tiago Paraíba.

Fora esses dois grupos, o maior é o liderado por João Arnaldo, Primavera Solidária, que teve 33% dos votos. João Arnaldo foi candidato a governador em 2022 e teve apenas 12.558 votos. Apesar de não fazer parte das correntes vencedoras do Congresso, ele prometeu continuar na defesa da candidatura própria a prefeito, o que deixa ainda mais longe a possibilidade do deputado federal Túlio Gadelha conseguir viabilizar sua candidatura pela Federaçao PSOL/REDE, como pretende.

– “O PSOL terá candidato em Recife e vai decidir entre os dois nomes postos, o meu e o do vereador Ivan Moraes” – disse a este blog ontem, a deputada estadual Dani Portela. Ela afirmou que foi fixada a data de 15 de dezembro para escolha do nome a ser lançado na capital, embora os debates internos comecem em outubro. O presidente estadual Tiago Paraíba ressaltou que a junção das correntes que venceram a eleição estadual “foi muito representativa para nós que fazemos a Direção Majoritária do PSOL Pernambuco. Juntamos forças porque acreditamos no mesmo programa político. Vamos seguir juntos na construção de um partido mais democrático, transparente e de todas as lutas. O PSOL-Pe sai desse Congresso com legitimidade para fazer oposição à governadora Raquel Lyra.”- concluiu.

Oposição a Raquel afasta ainda mais Túlio

O reforço na oposição a Raquel torna ainda mais difícil o caminho para Túlio que apoia a governadora e chegou a sugerir que o candidato da Federação no Recife fosse escolhido através de uma pesquisa. Além disso, Dani Portela é atual líder da oposição na Assembléia e só a presença do seu nome como pré-candidata já é um sintoma de que a REDE não terá força para derrubar a tese vencedora no Congresso do PSOL. Sem contar com o fato de que na Federação com o PSOL, a REDE tem apenas 30% dos votos a serem considerados na decisão.

Teresa em Caruaru

A senadora Teresa Leitão participou este final de semana da plenária do PT em Caruaru que renovou o mandato do atual presidente Leo Bulhões. Segundo ele, a tese da candidatura própria do PT em Caruaru na eleição do próximo ano está lançada. Um dos nomes ventilados é o da deputada estadual caruaruense, Rosa Amorim, presente ao encontro. Apesar disso outros partidos estiveram na plenária como PSOL, PDT e PV.

Pé na Estrada

A governadora Raquel Lyra continua se deslocando por todas as regiões do estado no seu programa “Ouvir para mudar”. Com bastante dinheiro para gastar no próximo ano, ela tem dito a prefeitos, vereadores e demais lideranças que comparecem a estes encontros que vai definir suas prioridades a partir do que ouvir da população e do que presenciar nas visitas a obras em andamento.

Coluna volta na próxima semana

A titular desta coluna vai estar fora esta semana, de forma que o “Giro Político” só volta a ser publicado por este blog na próxima segunda-feira.

Pergunta que não quer calar: será que Tulio Gadelha vai deixar a REDE para disputar a prefeitura do Recife por uma legenda que apoie Raquel?

E-mail: terezinhacostanunes@gmail.com – redacao@blogdellas.com

Compartilhar