Saúde

Psicólogas orientam como promover uso consciente de celular, tablet e TV, nas Férias

As férias escolares representam um momento aguardado pelas crianças, embora exijam atenção dos pais em relação ao uso consciente de dispositivos eletrônicos. A psicóloga Dayse Souza, do Colégio CBV, destaca a preocupação com o aumento do tempo dedicado às telas, podendo acarretar problemas para crianças e adolescentes ao retornarem às aulas.“O problema não é a tela em si, mas o mal uso que fazemos dela. A principal orientação é monitorar o conteúdo e dosar o tempo de exposição”, adverte Dayse.

Vera Mendonça, também psicóloga do Colégio CBV, acrescenta que estudos já evidenciam prejuízos no desenvolvimento infantil quando há excesso de exposição às telas, afetando áreas como aprendizagem e concentração. “ Os pais precisam ter bom senso, estipulando o início e o final do tempo de acesso às telas, promovendo outras atividades para as crianças também não ficarem ociosas”, explica Vera.

Para minimizar esses riscos, as psicólogas recomendam o uso de bloqueadores com senhas em aplicativos e a consideração de apps de monitoramento. Visando uma presença mais ativa na vida virtual dos filhos, as psicólogas incentivam momentos de lazer em família, como assistir filmes, aprender jogos virtuais e acompanhar os interesses dos filhos online. Por fim, a última orientação das psicólogas é que as atividades coletivas físicas não devem ser substituídas integralmente por atividades virtuais. Priorizar o convívio real, como brincar ao ar livre, praticar esportes e participar de jogos tradicionais, é fundamental para garantir que as férias sejam um período verdadeiramente revitalizante.

Redação com assessoria – Foto Freepik/divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *