PSDB deve apoiar Lula
Com o fim das eleições nacionais um novo desafio se impõe. Será necessário reestabelecer nossa economia, mas sobretudo o diálogo político e institucional em bases civilizadas. Essa é uma tarefa das forças democráticas, daqueles que enxergam que o bolsonarismo é uma força desestabilizadora do debate democrático.
O PSDB nasceu de uma forte mobilização democrática, reformista e preocupado com questões sociais e ambientais. Esses princípios se perderam ao longo do tempo e aos pouco o partido foi sendo invadido por uma direita reacionária e em seguida pelo vírus bolsonarista, sobretudo dentro da bancada federal. O resultado foi a perda de protagonismo político e redução da bancada. Suponho que enquanto o bolsonarismo for uma força motriz pela direita, não haverá espaço para rivalizar neste campo, a direita é Bolsonaro e assim será por algum tempo.
Então qual seria o papel do PSDB neste contexto? Pela responsabilidade democrática, considero que é imprescindível que os tucanos deem sustentação política ao novo Presidente da República a fim de que o mesmo possa ter condição de reorganizar nossa economia, fortalecer nossa democracia e especialmente isolar o bolsonarismo como força política.
Tornar-se um partido pequeno, como ocorreu com o PSDB, pode ser uma oportunidade para se fazer uma depuração programática e uma profilaxia de filiados que propagam o bolsonarismo como filosofia.
O momento requer gestos largos, o Brasil precisa.
*Betinho Gomes / Ex-deputado federal (PSDB)
E-mail: redacao@blogddellas.com.br