Política

PSB rompe com o PP e pede de volta os cargos que o partido tem no estado

Depois de diversas conversas infrutíferas com o deputado federal Eduardo da Fonte para fazê-lo voltar atrás na decisão de apoiar a candidatura a governadora da deputada Marília Arraes e a senador do deputado André de Paula, o PSB rompeu esta sexta-feira com o PP e o governador Paulo Câmara solicitou ao partido a devolução dos cargos que ocupa na administração estadual.

No momento os Progressistas têm o secretário da agricultura, o Lafepe, a Administração de Fernando de Noronha, a secretária executiva de prevenção às drogas e o IPEM, fora outros cargos menores espalhados pelas demais secretarias. Segundo maior partido na Assembléia, o PP tem 10 deputados estaduais e sua saída do Governo pode levar o PSB a ter dificuldade de aprovar algumas matérias na casa e autorizar, se for o caso, a abertura de CPIs.

Desde que o deputado Eduardo da Fonte começou a mandar recados pela imprensa para os socialistas mostrando insatisfação que o caldo foi entornando na relação entre os dois partidos. O PP faz parte da base da Frente Popular há 16 anos. Na eleição de 2020 no Recife ele já deu sinal de rebeldia ao apoiar a candidatura do prefeito João Camposmas, nos bastidores, incentivar o voto na mesma Marília Arraes de agora.

O PSB não deu ouvidos às iniciais investidas do PP este ano mas depois fez o que pode para evitar o rompimento. Até chegou a patrocinar uma declaração do deputado federal Milton Coelho considerada humilhante no meio político em que ele dizia que se quisesse sair da Frente Popular o PP já ia tarde. Caiu como uma bomba a declaração mas o Palácio culpou o próprio Milton pelo destempero e o PP foi ficando.

O deputado Eduardo da Fonte, porém, não se intimidou e não só apoiou publicamente André de Paula como deu sinais claros de que votaria em Marília Arraes, garantindo-lhe tempo precioso no horário eleitoral. Mesmo assim o governador ainda tentou resolver a questão chamando o deputado para um encontro no Palácio que, como se vê, resultou infrutífero.

Fotos: Divulgação

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *