
PSB reage a investidas de Marília e consegue manter PP e PROS na Frente Popular

Apesar de todas as pesquisas divulgadas até o momento a manterem no primeiro lugar em intenções de votos como pré-candidata a governadora, a deputada federal Marília Arraes(SOL) acaba de perder a possibilidade de agregar ao seu palanque mais dois partidos que lhe garantiriam um tempo confortável de propaganda no rádio e TV. Ontem, o Blogdellas confirmou que o PP e o PROS decidiram permanecer na Frente Popular, depois de ter cogitado apoiá-la, tendo o presidente do PROS, ex-deputado Bruno Rodrigues, ter até a posado para fotos com a com a deputada em Brasília, anunciando engajamento em sua campanha.
A informação confirmando o entendimento entre os dois partidos e a Frente Popular, que tem como pré-candidato a governador o deputado federal Danilo Cabral (PSB), foi dada ao Blog pelo vice-presidente estadual do PP, Lula da Fonte, pré-candidato a deputado federal. Embora ele não tenha fornecido detalhes sobre o que foi acertado entre os progressistas e o governador Paulo Câmara, deputados estaduais da legenda comemoravam ontem o desfecho nos corredores da Assembleia, adiantando que o PP vai voltar a comandar a secretaria da agricultura e o IPA – Instituto de Pesquisas Agronômicas – cujos titulares foram exonerados pelo governador, em represália aos entendimentos com Marília.
Também teria ficado acertado que o presidente do PROS, Bruno Rodrigues, vai fazer parte da diretoria da Ceasa. A permanência dos dois partidos na base governista é um duro golpe do PSB nos ex-aliados Marília Arraes, André de Paula(PSD) e Sebastião Oliveira(Avante) que abriram uma dissidência na base governista, formando uma forte chapa para concorrer às eleições deste ano. Com 10 deputados estaduais o PP é o segundo maior partido com representação na Assembléia, com capacidade de virar fiel da balança caso decidisse ir para a oposição.
Alivio para deputados
Havia uma forte insegurança na bancada progressista da Alepe depois que o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, declarou apoio ao pré-candidato ao senado André de Paula – da chapa de Marília – e iniciou entendimentos com a própria candidata a governadora. Embora no PSB ninguém levasse muito a sério a dissidência progressista – esta não é a primeira vez que o partido ameaça sair da base governista erecua – nas últimas semanas o pânico se instalou quando Danilo empacou nos 5 a 8% das intenções de voto. Foi preciso que o deputado federal Milton Coelho (PSB), combinado com o Palácio, desse uma nota duríssima contra o PP para, logo depois, o governo começar a demitir indicados por Eduardo da Fonte. Um dia depois, ele estava na ante-sala do governador para negociar.
Como fica o tempo de TV
Com a permanência do PP e PROS na Frente Popular, o candidato do PSB, Danilo Cabral conta com 3 minutos e meio de tempo de guia de Rádio e TV, Miguel Coelho (UB) fica em segundo com 2 minutos e 48 segundos, Marília(SOL) com pouco mais de 1 minuto, Raquel(PSDB) com 42 segundos e 57 décimos, Anderson Ferreira (PL) com 36 segundos e 53 décimos e João Arnaldo (PSOL) 14 segundos e 22 décimos. Marília, portanto, vai ter um terço do tempo de Danilo para convencer o eleitor de que é também candidata de Lula. A sobra para completar os 10 minutos de guia eleitoral, em cada uma das duas edições diárias, será redistribuída pelo TER de acordo com a legislação pertinente.
Miguel amplia base no Patriotas
Prestes a conquistar mais um partido para a sua coligação, o Patriotas, o pré-candidato Miguel Coelho se adiantou e já trouxe para apoiá-lo dois fortes candidatos a estadual pela legenda na Região Metropolitana: o ex-prefeito de São Lourenço, Bruno Pereira e o ex-deputado estadual Beto Acioly. Também conquistou um candidato sertanejo, Fábio Lisandro, de Salgueiro.
Fotos: Divulgação
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com