Prorrogada Campanha de

Vacinação Contra Gripe e Sarampo

 

 

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 24 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e Sarampo para os grupos prioritários, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais para as duas doenças. De acordo com a pasta, a partir do dia 25 os estados e municípios poderão ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade, enquanto tiverem doses disponíveis. Já foram distribuídas cerca de 80 milhões de doses para todo país.Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são os idosos acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança, de salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. Os grupos prioritários somam quase 80 milhões de brasileiros e, até o momento, a cobertura vacinal chegou a 44% desse público.

Alunos de Medicina da FITS atendem desabrigados em Jaboatão

 

 

Alunos de Medicina da Faculdade Tiradentes (FITS) se voluntariaram para ajudar famílias, vítimas das fortes chuvas, em Jaboatão dos Guararapes. Eles estão se revezando para apoiar pessoas em escolas municipais, que servem de abrigos temporários na cidade 9 Saturnino de Brito, na Estrada da Batalha, Malvinas e Jardim Muribeca0. A ação que iniciou sábado conta com o suporte de professores e é feita em parceria com a secretaria municipal de Jaboatão. Além da escuta humanizada e acolhimento, os alunos tam realizam aferição de pressão e avaliam se há alguma necessidade clínica para fazer o encaminhamento da pessoa à rede pública de saúde. Um professor e especialista em saúde pública da FITS visitou abrigo e elaborou um protocolo seguro para haver o acolhimento temporário das pessoas. A boa prática já foi replicada a outros abrigos temporários da cidade.

“Essa iniciativa dos alunos ajuda no aprendizado técnico e humanizado e também é uma oportunidade para eles desenvolverem o lado da responsabilidade social”, adianta a coordenadora de pesquisa e extensão da FITS, Evelyne Solidonio. Os alunos já realizam atendimentos nas comunidades, via Programa Saúde da Família, com profissionais da área.Quem confirma os benefícios da iniciativa é a aluna do quinto período do curso de Medicina, Júlia Beraldi, que integra a ação e coordena eventos no Diretório Acadêmico da instituição. “A experiência do voluntariado, essencialmente em situações atípicas e de calamidade como a que estamos enfrentando, afetam diretamente a saúde de muitos e nos traz, na prática, uma frase que rege a Medicina: quando não houver o que fazer, é papel do médico acalentar e acolher”.

Campanha de arrecadação: Para apoiar os desabrigados, as unidades da Faculdade Tiradentes (FITS), em Jaboatão e em Goiana, estão recebendo alimentos não perecíveis, itens de limpeza e de higiene pessoal, além de roupas, agasalhos, roupas de cama e colchões no Recife, Jaboatão e Goiana, interior de Pernambuco. Em Jaboatão, os itens podem ser entregues na sede da FITS Jaboatão, na Avenida Barreto Menezes, 738, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. Já no interior do Estado, as doações podem ser feitas na FITS Goiana, na R07, Loteamento Novo Horizonte, Rua Boa Vista, 12 – lote 03 e 04 Quadra, em Goiana.

Olinda: Segunda dose da vacina

contra Covid a partir dos 55 anos

 

Com base nas orientações das autoridades em Saúde do Estado, a partir deste sábado (04.06), a Secretaria de Saúde de Olinda inicia vacinação, sem agendamento, referente a segunda dose de reforço contra Covid-19 para pessoas com idades a partir de 55 anos. Outro grupo beneficiado com o reforço é formado por adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. Conforme calendário da Secretaria de Saúde de Olinda, neste sábado, a vacinação vai estar disponível no Shopping Patteo (Drive e Piso L2) e Vila Olímpica de Rio Doce, das 9h às 16h. Os demais pontos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, conforme programação abaixo. Por enquanto, os pontos de vacinação continuam sendo os mesmos existentes na cidade, com exceção do localizado em Cidade Tabajara, suspenso por conta das chuvas.

Critérios: A pessoa deverá ter um espaço de quatro meses de uma dose para outra. E deve apresentar documentos de identificação com foto, caderneta de vacinação e comprovante de residência em Olinda. Pontos Covid-19 Adulto em Unidades de Saúde e Policlínicas: Segunda a sexta-feira – das 8h às 16h:- USF Jardim Brasil 5; Eap Jardim Brasil 1; USF Azeitona 1;USF Bonsucesso 1; USF Águas Compridas;- Policlínica Martagão Gesteira;- Clínica do Idoso;- Facho;Adulto: segunda a sexta, das 9h às 20h:- Shopping Patteo (Drive e L2) e Vila Olímpica de Rio Doce;Adulto: Aos sábados, das 9h às 16h: Patteo (Drive) e Vila Olímpica de Rio Doce; Pontos de vacina Covid-19 infantil; Segunda a sexta-, das 9h às 16h: Shopping Patteo (L2); Vila Olímpica de Rio Doce; Centro da Moda;- Policlínica da Mulher Varadouro- CAPS Infantil;

Doação de donativos é centralizada

 

A Prefeitura de Olinda alterou a sistemática de ajuda aos atingidos pelas chuvas: centralizou o recebimento de doações do programa Olinda Solidária. O local onde a população pode deixar refeições prontas, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, colchões, agasalhos, cobertores, lençóis e agasalhos é o prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, na Avenida Getúlio Vargas, 536, Bairro Novo.
O horário vai das 8h às 19h. Mais informações (81) 99204-2209 e 99194-6943.
A Prefeitura de Olinda também alerta que não faz nenhum tipo de pedido em dinheiro via Pix ou de arrecadação financeira para as pessoas que estão desabrigadas no município.
Caso a população tenha conhecimento de algum tipo de pedido financeiro em nome da Prefeitura ou abrigos do município, deve denunciar o mais rápido possível à polícia ou ao disque denúncia através do número 3421-9595.

Saúde regulamenta

atendimentos à distância

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou hoje a portaria que regulamenta o programa Telessaúde Brasil, para atendimentos especializados médicos à distância a municípios localizados em áreas remotas, rurais e indígenas do país. O governo busca facilitar o acesso a atendimentos pré-clínicos, suporte assistencial, consultas, monitoramento, diagnósticos e acompanhamento médico durante o tratamento ou após procedimentos cirúrgicos. A portaria estabelece “critérios, normas e parâmetros para os atendimentos por meio da tecnologia da informação”, seguindo as diretrizes de órgãos competentes como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)”. De acordo com o ministro, a atenção primaria “é o principal nicho para o uso do Telessaúde, uma vez que vai aproximar atenção especializada da atenção primária à saúde, evitando deslocamentos que às vezes são complexos em países de dimensões continentais como o Brasil”.

Conectado o tempo todo?

Essa prática pode lhe prejudicar

 

Quantas vezes você checa o seu celular todos os dias? A cada quatro minutos? Pesquisas mostram que essa é a média de consultas que os americanos fazem, ou seja, verificam a tela do telefone 344 vezes em apenas um dia! Outro estudo revela que passamos em média 5 horas diariamente no celular, quantidade de tempo que cresceu 35% desde 2019! Não há dúvida de que hoje vivemos em uma sociedade conectada, onde a internet e as redes sociais integram nosso estilo de vida, mas o tempo excessivo dedicado às atividades online pode trazer prejuízos à saúde mental que afetam nosso aprendizado e desenvolvimento. “Com a evolução da tecnologia, os celulares se tornaram imprescindíveis, proporcionando conexão em todo lugar e agregando utilidades que vão desde o registro fotográfico até o acesso a contas bancárias e conversas com os amigos, há lugares em que as pessoas não têm saneamento básico, mas todo mundo tem um celular”, destaca Maria Cristina Zago Castelli, psicóloga e professora de Psicologia da Wyden.

“Mas a questão é que, justamente por proporcionar conectividade ao mundo em tempo real, se mal utilizado o celular pode ser fonte de estresse, ansiedade e dificuldade de concentração, com notificações que pulam na tela a cada instante e interrompem sua concentração”, diz Maria Cristina. “Fica mais difícil estudar e trabalhar”. A professora alerta sobre a dependência exagerada do celular pode, inclusive, virar uma condição médica e que já tem nome: nomofobia. “As pessoas nessa situação se sentem mal quando estão longe do aparelho, ficam ansiosas e podem apresentar sinais semelhantes a uma abstinência mesmo, onde o telefone ocupa um espaço preponderante no comportamento, cognição e pensamentos desses usuários”. A psicóloga acrescenta que outro fator importante no contexto das redes sociais é a ansiedade pelo feedback ou aprovação social “virtual”, que pode comprometer as relações “reais”. “Além da dificuldade de concentração, o usuário pode ficar dependente do impacto que suas conversas ou publicações podem produzir nas outras pessoas”.

Não menos importante são os impactos dessa conexão excessiva nos períodos de descanso. “O simples fato de dormir com o celular na cabeceira da cama, pra quem usa como despertador, já é suficiente para produzir uma alteração no ciclo de sono, pois a pessoa pode ficar atenta às notificações e no meio da noite checar as informações no telefone, hábito que já foi comprovado entre adolescentes e universitários em pesquisas”, diz a professora . “O sono é uma necessidade básica para o organismo, reduzindo a fadiga, regulando os hormônios e relaxando a nossa atenção aos estímulos externos para que o Sistema Nervoso Central possa se concentrar nas novas aprendizagens realizadas e atuar na consolidação da memória”, esclarece. “Dormir mal é péssimo para nossa saúde física e mental. Planejar um ambiente tranquilo para o seu sono, longe da tecnologia, é fundamental”, recomenda Maria Cristina. A especialista ressalta que o caminho, claro, não é renunciar a toda a praticidade e utilidade que os equipamentos e a internet oferecem, e sim adotar o bom senso no dia a dia. “O importante é usar de maneira sábia, aproveitando os seus benefícios, mas ao mesmo tempo restringindo o seu acesso indevido ou excessivo, preservando seu bem-estar e sua saúde”, completa.

Confira as dicas para usar o celular, a internet e as redes sociais de forma mais saudável: Se habitue a desligar o celular quando estiver se dedicando a atividades como dirigir, participar de reuniões, praticar esportes, fazer refeições em família ou brincar com os filhos;.2: Não fique no celular antes de dormir. A luz emitida pelos aparelhos pode causar distúrbios no sono se os equipamentos forem usados até duas horas antes de se deitar. Ao invés de usar equipamentos eletrônicos para ler, opte por livros impressos; 3:Determine períodos do dia para usar o celular e só após cumprir tarefas importantes, como terminar um trabalho para a faculdade ou um relatório de trabalho; 4:Pare de se preocupar em estar sempre perdendo algo. Limitando o uso do celular, certamente você perderá algumas notificações e acontecimentos, há tanta informação circulando na internet que é impossível estar sempre a par de tudo, mas não há problema nenhum nisso. Aceitar esse fato ajuda a lidar com a necessidade de estar sempre conectado e reduz o estresse.

Deputada reivindica mutirões

gratuitos para emissão de RG

 

 

Após aprovação, pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ontem, dia 01, do PL nº 3441/2022, que garante a emissão gratuita de 2ª via do RG, a deputada Simone Santana (foto) enviou indicação ao Governo do Estado para que haja mutirões de retirada do documento, nas diversas localidades mais afetadas pelas chuvas.

A iniciativa muito ajudará às famílias atingidas pela tragédia: “Sabemos que muitos perdem seus documentos de identificação em ocorrências como essas. Na pressa de sair de suas casas diante dos perigos de deslizamentos deixam para trás o RG, prioritário, uma necessidade imediata para dar entrada em qualquer benefício ou mesmo viver com cidadania”, lembra a parlamentar.

Cresce em 17% nicho profissional

de Design de Sobrancelhas

 

 

Os designers de sobrancelhas estão entre os cinco tipos de profissões na área da estética que bombam neste 2022. Esta é uma das atividades econômicas que apresentaram um crescimento de até 101% no último ano, de acordo com levantamento do Instituto Embelleze, maior rede de franquias do segmento de beleza da América Latina. Depois de ter passando por várias transformações, dos anos 60, até os dias atuais, cuidar das sobrancelhas é uma febre entre a população feminina e masculina, ajudando na autoestima. E dando visibilidade a prática , acontecerá “Workshop 3 em 1: Método Personal Therapy”durante a 12ª Hairnor, entre os dias 04 a 06 de junho, no Centro de Convenções de Pernambuco. De acordo com os especialistas, há diversas técnicas utilizadas para fazer o desenho de sobrancelhas que valorize o rosto e expressão.

O workshop dará sua contribuição com um processo de aplicação de conhecimento de treze técnicas diferentes para reconstrução de sobrancelhas, entre as quais microagulhamento, henna nutritiva, estímulo folicular, fortalecimento folicular e ancoragem de fios. Durante os três dias, a Hairnor congregará atividades de conteúdo e reunirá grandes marcas nacionais e de respaldo internacional a expoentes do setor da beleza, como Salvatore, Yellow Alfaparf Brasil, Apse Cosmetics, Santa Clara Cosmetics, Tyrrel Professional, por exemplo.

E sensibilizada com o momento atual, a Hairnor está mobilizando uma campanha de arrecadação para as vítimas das chuvas. “Estaremos recebendo durante os três dias doações e a organização vai providenciar caminhões para realizar a entrega nos postos de arrecadação da prefeitura, de acordo com acertos futuros para organizar os locais”, destaca Bruna Miranda, à frente da Hairnor, que espera uma movimentação superior à edição anterior que reuniu milhares de pessoas e gerou oportunidade para cerca de 150 caravanas de cidades de Pernambuco e estados como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e até Maranhão e Piauí.“O Sebrae está participando da Hairnor subsidiando 60 expositores durante a feira na área de beleza e estética e também na área de máquinas e equipamentos para esse setor da beleza. Além disso, vamos estar com 10 caravanas vindas do interior do estado, distribuídos desde Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Araripina, Petrolina e Zona da Mata, fazendo com que o estado de Pernambuco esteja participando com muita força dessa feira da beleza, que é a maior do Norte e Nordeste”, comenta a analista do Sebrae-PE Romárcia Lima, Analista de negócios da Cadeia de Valor Saúde, Beleza e Bem Estar.

Prefeito Mano anuncia auxílio de R$ 1.500 a famílias acolhidas nos abrigos da Prefeitura do Jaboatão

 

 

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, anunciou, nesta sexta-feira (3), que pagará R$ 1.500 de auxílio-emergencial às famílias que foram acolhidas e cadastradas nos 21 abrigos instalados pela Prefeitura entre os dias 25 de maio e 1º de junho deste ano. O valor será pago de uma única vez com recursos do próprio município. As famílias beneficiadas ficaram desabrigadas depois que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Projeto de Lei vai tramitar em caráter de urgência na Câmara Municipal.

Quanto ao auxílio que o Governo do Estado anunciou, a Prefeitura do Jaboatão informa que será feita avaliação da gravidade dos sinistros, bem como da análise cadastral dos possíveis beneficiados por meio do CadÚnico.

“Continuamos no momento de acolher as pessoas que vivem em situação de risco, mas também precisamos pensar, de imediato, na reconstrução da vida das famílias que acolhemos nos nossos 21 abrigos. Esse cadastro nós já temos e não tem porque esperar por mais tempo. Todas estas terão direito ao auxílio-emergencial de R$ 1.500, já neste mês de junho”, ressaltou o prefeito Mano. O gestor também decretou luto de três dias em vitude das mortes dos jaboatonenses em consequência dos temporais.

ENCOSTAS

Diante dos efeitos das fortes chuvas nas áreas de encostas do município, o prefeito Mano encaminhou ofício ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), solicitando a liberação de R$ 39 milhões, que já estão previstos para a construção de muros de contenção em áreas de risco.

“Os projetos foram encaminhados ao MDR e as tratativas solicitando a liberação dos recursos foram feitas. Agora é o momento da liberação. Jaboatão tem mais de 17 mil pontos de risco e é primordial a realização dessas obras de contenção de barreiras. São obras preventivas fundamentais para evitar novos desastres e nós nos antecipamos junto ao ministério”, disse o prefeito Mano.

Blogdellas com veículos de assessorias de imprensa – Fotos: Divulgação.

Compartilhar