Projeto que incentiva a economia circular no descarte têxtil, chega à Região Metropolitana do Recife
O projeto Repense Reuse da Humana Brasil chegou à RMR com o propósito de transformar a forma como roupas, calçados e acessórios usados são descartados. Com 65 contêineres distribuídos em pontos estratégicos da cidade, em parceria com a Prefeitura do Recife, a Novo Mobi (administradora de terminais de ônibus) e gestão de alguns shoppings, a iniciativa promove o descarte consciente e solidário. Bahia, Sergipe e o Distrito Federal já são contemplados com o projeto, que chegou ao Brasil em 2021.
O engajamento da população pernambucana é destaque: em apenas um mês, já foram arrecadadas 5 toneladas de doações. Os itens estão sendo armazenados em um galpão na Imbiribeira, na Zona Sul da cidade. Ao atingir a meta de 20 toneladas, será inaugurada a loja Humana, onde os produtos serão vendidos a preços acessíveis — com média de R$ 35 por peça.
Claudia Andrade, executiva de implementação do projeto “Repense Reuse” destaca a importância da conscientização na hora de doar: “É fundamental que as peças estejam limpas, em bom estado de uso e dobradas, para facilitar a triagem. Roupas esquecidas no fundo do armário deterioram com o tempo. Aquelas que não servem mais para o doador, podem ter um novo ciclo e gerar impactos positivos para outras pessoas.”
Mais do que promover a reutilização de peças, o projeto gera impacto direto na economia criativa e circular, beneficiando comunidades em situação de vulnerabilidade por meio de projetos sociais. A cadeia de produção envolverá centenas de pessoas em atividades como triagem, conserto, customização, distribuição e vendas.
A iniciativa também atua no combate a um dos maiores problemas ambientais do planeta: os resíduos têxteis, atualmente o segundo maior poluente do meio ambiente.
Redação com assessoria Foto: divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

