Notícias

Prisão e punição. Sem anistia

Obra de Di Cavalcanti, vasos chineses, Brasão do STF, Constituição, vitrais: extremistas destroem acervo significativo-

Foi uma esculhambação . Além de invasores-terroristas terrorista, a ignorância dos “Patriotas “, neste último domingo em Brasília atingiu grau extremo. Foi destruição parcial da estrutura de prédios históricos e muito mais: Os extremistas apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, ensandecidos, também danificaram obras do acervo do governo, arte guardadas nos Três Poderes e expostas ao público, uma grande maioria fruto de presentes entre poderes.

Mas quem disse que os apoiadores do governo Bolsonaro entende ou preza por conhecimentos?

Trabalhos valiosos de artistas como Di Cavalcanti e Marianne Peretti foram deliberadamente destruídos pelo bando. O vitral “Araguaia”, de Peretti, foi depredado. A obra fica no Salão Verde da Câmara dos Deputados e é um dos principais símbolos do espaço por onde circulam deputados , jornalistas, visitantes. Obras entregues como presentes aos Três Poderes por lideranças e representantes de outros países também foram destruídas como originais vasos chineses . Era caco para todo lado. A cada quebra, uma comemoração dos raivosos aos gritos de “tomamos o poder”.

A base da escultura “Bailarina”, do artista Victor Brecheret, não está mais no lugar em que estava, na Câmara. Nas redes, internautas alertam para a possibilidade de a obra ter sido roubada. Assim como foi roubada uma Toga da sala do STF e, vestida como trófeu por um marginal invasor que continuou seu quebra-aquebra assim trajado solenimento. No Palácio do Planalto, o painel do modernista Di Cavalcanti foi perfurado. Mas quem disse que esse bando sabe quem é Di Cavalcanti, valor e importância de sua obra para passar um estilete e aprofundar cinco buracos como se acrescentasse algo à tela que não sua destruição não possível de restauração. Outras telas foram destruídas ou pichadas pelos apoiadores de Bolsonaro.

As imagens que surgem a cada momento , desde ontem, nas redes sociais , nos atingem. E nos avisam que não há limites. Basta assistir vídeo escatalógico de um baderneiro fazendo suas necessidades na sala do STF.

Nos demais Poderes, obras históricas também foram perdidas. E foi também na invasão do Supremo Tribunal Federal (STF) que os golpistas pegaram uma réplica da Constituição de 1988, exposta onde no Salão Branco da Suprema Corte. O exemplar original, segundo o STF, está guardado no museu do órgão.
O brasão da República do plenário do STF foi removido do local e levado para fora do prédio. Extremistas posaram para fotos com o emblema em mãos. As cadeiras usadas pelos ministros nas sessões da Corte também foram arrancadas e destruídas. A porta do gabinete do Ministro Alexandre de Moraes arrancada e exibida como troféu.

No Palácio do Planalto, os terroristas invadiram o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Foram roubadas armas letais e não letais, segundo divulgou a Secretaria de Comunicação da Presidência.

E já tem grupos apoiadores de apoiadores pregando que a baderna não é deles, que Patriotas agem dentro da Lei , que petistas e apoiadores do presidente Lula se infiltraram no grande momento deles. Não. Sabemos que não. E essa lorota não vai convencer.

O Brasil está em choque. Os brasileiros de bem, perplexos pregam prisão e punição . Sem anistia.

Redação do blogdellas com informações dos veículos – Imagens: Divulgação.

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *