Notícias

Primeira juíza concursada é nomeada desembargadora no TRF5

A juíza federal pernambucana Joana Carolina Lins Pereira foi nomeada desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5.a Região, com sede em Recife, o TRF-5. Carol, como é conhecida entre familiares e amigos, foi promovida por merecimento na última quinta-feira, conforme publicação do Diário Oficial da União. Ela é a segunda mulher a ocupar assento no pleno do TRF-5 – a primeira foi Margarida Cantarelli, oriunda do Quinto Constitucional que são vagas destinadas a advogados e membros do MP – e a primeira juíza de carreira (oriunda de concurso público) a ocupar a alta função judicial federal em Pernambuco.

Desde 1989, quando foi implantado, o TRF-5 só tinha tido até o momento Margarida Cantarelli no seu pleno. Agora, além de Joana Carolina, contará com mais uma mulher, a juíza cearense Germana de Oliveira Morais, nomeada por antiguidade. Mesmo sendo um tribunal de poucas vagas, o TRF-5 está muito a frente do Tribunal de Justiça de Pernambuco que tem 54 desembargadores e apenas uma mulher entre eles.

Joana Carolina tomou posse como juíza federal concursada em abril de 2001. Na época era substituta. Em 2003 foi promovida a titular. Exerceu várias funções na Justiça Federal e atualmente é titular da 12.a Vara Federal do Recife e coordenadora do Centro de Inteligência da Justiça Federal em Pernambuco. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco ela tem mestrado em Direito Público. É filha da jornalista Letícia Lins. Seu pai, o livreiro Tarcísio Pereira já faleceu.

Redação do Blogdellas. Foto: Divulgação

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *