Prefeitura do Recife retoma aulas da rede municipal e serviços que haviam sido suspensos
Cidade entrou em estágio de Mobilização devido à melhora das condições meteorológicas e a diminuição de ocorrências; num período de 24h entre a quarta (14) e a quinta (15), foram registradas precipitações que chegaram a 167mm
As aulas da rede municipal de ensino do Recife e os serviços municipais não essenciais serão retomados nesta sexta-feira (16), após a melhoria das condições meteorológicas na cidade. A cidade entrou em estágio de Mobilização devido à melhora das condições meteorológicas. A maré chegou ao ponto mais alto às 17h42, com 2,05m. A decisão foi tomada em função do momento atual, com possibilidade de alterações em caso de mudança do cenário de chuvas, de acordo com o Centro de Operações (COP).
Entre o meio dia e as 17h dessa quinta-feira, não houve alteração relevante nos níveis de chuva. Em 24h, foram registradas precipitações que chegaram a 167mm no pluviômetro no bairro do Torreão. O dado equivale a 58% da média histórica do mês de maio neste século, que é de 286mm. No mês de abril inteiro, choveu 78mm. Desde a meia noite, a Defesa Civil do Recife recebeu 177 chamados, entre pedidos de vistorias e colocação de lonas plásticas, sem gravidade.
Houve 35 quedas de árvores, das quais 33 já foram atendidas e 2 estão em atendimento. Os abrigos emergenciais do Arruda, da Igreja Batista do Caçote e o abrigo do CSU Bidu Krause estão abertos, com outros 3 em prontidão. As equipes municipais estão monitorando a situação e a Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e acontece 24h por dia.
AÇÃO INVERNO 2025 – Este ano, a Prefeitura do Recife bate novo recorde e realiza o maior investimento da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões de recursos da gestão municipal para viabilizar um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade, com um pacote de obras estruturadoras que inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.
Redação com assessoria Foto: doivulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

