Notícias

Prefeitura do Recife e Instituto Dom Helder Câmara firmam convênio

Neste domingo (21), a Prefeitura do Recife e o Instituto Dom Helder Câmara formalizaram um convênio para a preservação do legado e memória do Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara. Nascido em Fortaleza em 7 de fevereiro de 1909 e falecido no Recife em 27 de agosto de 1999, deixou uma marca não apenas como bispo católico, mas como defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil.Durante a cerimônia eucarística na Igreja Nossa Senhora das Fronteiras, no bairro da Boa Vista, onde o Instituto está localizado na antiga residência de Dom Helder, o convênio foi oficializado. O evento contou com a presença do prefeito João Campos, dirigentes do Instituto ,autoridades, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos.

“A preservação do legado de Dom Helder é uma missão essencial para nossa cidade. Ele foi uma testemunha prática do Evangelho de Jesus Cristo, e não poderia deixar de estar aqui hoje para garantir que seu legado seja mantido e priorizado”, afirmou o prefeito João Campos, destacando a relevância do convênio. O investimento, no montante de R$ 300 mil , será destinado à manutenção do Instituto Dom Helder Câmara ao longo de um ano.

O Instituto, existente há 40 anos, com a missão de preservar a memória do defensor da paz, justiça e cultura pernambucana, indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz. “A parceria entre o Instituto Dom Helder Câmara e a Prefeitura é muito feliz e fundamental para a manutenção do memorial, a manutenção de todos os seus escritos, legados, livros, discursos, filmes, como também são permanentes”, ressaltou Virgínia Augusta Castellar, representante do IDHeC.

Todo o acervo material e intelectual da vida pessoal, eclesiástica e da obra do arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara, estará aberto ao público recifense e de outras regiões que visitam o Estado. Entre o conjunto das obras estão atos litúrgicos bastante procurados por fiéis, batinas, cálices, condecorações, óculos, manuscritos, prêmios, títulos e fotografias. Mil peças estão em exposição.

Redação com assessorias e veículos Foto: divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *