Notícias

Prefeitura do Recife abre inscrições para o Camarote da Acessibilidade do Marco Zero

As pessoas com deficiência podem acessar o Conecta Recife e se inscrever até quarta-feira (26). As inscrições para o Camarote da Acessibilidade do Galo da Madrugada foram prorrogadas para o mesmo dia

O Carnaval do Recife é também o “Carnaval de Direitos”. Pela primeira vez, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, promoverá um sorteio para quem quiser usufruir do Camarote da Acessibilidade do Marco Zero. Pessoas com deficiência e acompanhantes que desejam curtir os shows, com segurança e conforto, já podem se inscrever para o Camarote acessando o aplicativo Conecta Recife ou o https://camarotedaacessibilidade.recife.pe.gov.br. Basta clicar em “Camarote da Acessibilidade”, escolher um ou mais dias do Carnaval, realizar a inscrição e torcer para ser sorteado.

Os candidatos podem realizar esse processo até às 10h da próxima quarta-feira (26) e aguardar o sorteio, que acontecerá às 14h do mesmo dia. São 50 vagas por dia, sendo 25 para pessoas com deficiência e 25 para os seus acompanhantes.Para concorrer, é necessário anexar comprovante de residência e documento comprobatório da deficiência ou do autismo. O sorteio será realizado de forma democrática via internet, por meio do canal do YouTube da TV Conecta Recife (https://www.youtube.com/@tvconectarecife).

QUEM PODE SE INSCREVER – Podem concorrer às vagas residentes do Recife que comprovem a deficiência ou o Autismo com seus respectivos acompanhantes. Para concorrer a uma das vaga os candidatos devem preencher os seguintes critérios:- Ser morador do Recife;

– Possuir comprovante de residência;

– Ter suas informações cadastrais completas e atualizadas no Conecta Recife;

– Possuir documento ou laudo médico, comprovando ser Pessoa com Deficiência ou autista;

– Ter, no mínimo, 14 anos, devendo seu acompanhante ser uma pessoa maior de idade.

A pessoa sorteada para ocupar uma das vagas no camarote da acessibilidade, deverá, no ato do comparecimento ao local do camarote, apresentar os seguintes documentos:

– Documento com foto;

– O acompanhante deverá levar um documento de identificação com foto.

ROTA DA ACESSIBILIDADE NO MARCO ZERO – A Secretaria de Direitos Humanos e Juventude vai viabilizar vans que conduzirão as pessoas sorteadas para o Camarote da Acessibilidade do Marco Zero. Os veículos adaptados sairão da Prefeitura do Recife e irão até a entrada do camarote. O serviço gratuito funcionará durante todo o Carnaval, sempre a partir das 18h, garantindo o deslocamento das pessoas com mobilidade reduzida.

GALO DA MADRUGADA – As inscrições para o Camarote da Acessibilidade do Galo da Madrugada estão prorrogadas até às 10h da próxima quarta-feira (26). Elas também estão sendo realizadas através do aplicativo ou site do Conecta Recife e através do https://camarotedaacessibilidade.recife.pe.gov.br, e seguem os mesmos critérios do Camarote da Acessibilidade do Marco Zero. O sorteio ocorrerá no mesmo dia, às 14h, por meio do canal do YouTube da TV Conecta Recife (https://www.youtube.com/@tvconectarecife).

O camarote contará com 160 vagas, reforçando o compromisso com a igualdade de oportunidades para todos. Instalado no pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, o espaço está sendo preparado para receber as pessoas com deficiência e autistas, junto de seus acompanhantes. O camarote da acessibilidade é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude. O Camarote é um espaço acessível e funcionará das 8h às 17h, no dia 01 de março, no Pátio do Carmo, na avenida Dantas Barreto. Para as pessoas usuárias de cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida haverá vans adaptadas saindo da Praça do Derby, nas proximidades do laboratório Marcelo Magalhães às 7 horas.

PRAÇA DO ARSENAL – O polo da Praça do Arsenal também contará com uma área acessível para as pessoas com deficiência. Neste caso, não será necessário inscrição prévia e sorteio, pois o funcionamento será por demanda espontânea. Cada cidadão deverá se dirigir à Central de Direitos Humanos que fica próxima ao palco. Lá, vai encontrar um agente de Direitos Humanos que fará a condução da pessoa até o local.

AUDIODESCRIÇÃO E LIBRAS – Tanto o polo do Marco Zero quanto o da Praça do Arsenal contarão com os serviços de audiodescrição e de Libras ao longo dos shows de cada dia do Carnaval 2025. A audiodescrição é essencial para garantir que pessoas com deficiência visual tenham acesso a informações visuais em eventos, promovendo inclusão e autonomia. Da mesma forma, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) permite que pessoas surdas se comuniquem e compreendam conteúdos, assegurando seu direito à informação.

Redação com assessoria Foto: divulgação/arquivo

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *