Prefeitura do Jaboatão inicia implantação do Plano Municipal para Redução de Riscos e Desastres
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, juntamente com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresentaram nesta quarta-feira (31), o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) voltado para o município. A apresentação aconteceu no Complexo Administrativo, em Jardim Jordão. A meta é elaborar ações estratégicas para realizar o monitoramento, redução e controle de situações em áreas de risco que serão mapeadas na cidade. Participaram do encontro, secretários municipais, gestores e representantes da UFPE.
Serão conduzidas reuniões e oficinas em comunidades locais, abordando o tema de forma participativa. Na fase final, audiências públicas serão promovidas para colher propostas da população. O cronograma estabelece que o plano seja concluído em um prazo de 18 meses. O secretário de Defesa Civil do Jaboatão, Elton Moura, detalhou a importância do PMRR: Esse plano é fundamental para que possamos trabalhar estrategicamente as ações voltadas para a prevenção de desastres em parceria com outras instituições e a sociedade civil. Juntos poderemos construir uma cidade mais segura para todos.”
O coordenador geral do PMRR e professor da UFPE, Fabrízio Listo, falou que o plano será um guia para mitigar desastres nas áreas de risco do município: “Faremos um trabalho envolvendo a gestão municipal e a população para uma efetiva gestão de riscos em Jaboatão.” O prefeito Mano Medeiros assinará, nos próximos dias, o decreto municipal criando o Comitê de Gestão para Redução de Riscos e Desastres com objetivo de planejar, monitorar e apoiar a elaboração do PMRR. O comitê dará suporte no trabalho de campo das equipes técnicas, com apoio da Defesa Civil e agentes comunitários de saúde.
Redação com assessoria- Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br