Notícias

Prefeitura divulga serviços municipais para o Carnaval do Recife 2025

Trabalho integrado das mais de 20 secretarias  e órgãos que atuam na festa será coordenado pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops)

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta terça-feira (18), os serviços ofertados pelas secretarias e órgãos municipais no Carnaval 2025. A nova Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), ficará responsável pelo planejamento, coordenação e monitoramento dos serviços municipais relativos ao Carnaval, articulando as ações das mais de 20 secretarias e órgãos municipais que atuam na festa. O trabalho será executado por meio do Centro de Operações do Recife (COP), vinculado à Seops, que funcionará presencialmente para garantir que tudo funcione a contento durante a festa.

O COP usará ferramentas como a central de drones, o painel online de acompanhamento das ocorrências e a central de videomonitoramento em pontos estratégicos, ampliando, na Ilha do Recife, em mais de cinco vezes a quantidade de câmeras disponíveis em relação a 2024. As câmeras serão utilizadas para verificar, em tempo real, a efetividade dos serviços prestados, bem como eventuais necessidades verificadas durante os festejos.

“A Seops atuará no carnaval de 2025 como instância articuladora dos diversos serviços que a Prefeitura entrega à cidade. Montamos um formato de interlocução e gestão integrada com as secretarias municipais, a partir de experiências exitosas anteriores e das adaptações e ajustes que identificamos como necessários para que a festa possa acontecer da maneira mais organizada e tranquila para todos”, afirma o secretário municipal de Ordem Pública e Segurança, Alexandre Rebelo.

Diversos setores da Prefeitura do Recife, como as áreas de Limpeza Urbana, Mobilidade, Segurança, Direitos Humanos e Assistência Social, Mulher, Controle Urbano, Trabalho, Saúde, Recentro, Turismo/Lazer e Cultura, atuarão de forma integrada, sob a coordenação da Seops, para acompanhar em tempo real o andamento da festa e resolver rapidamente, de forma integrada, as demandas que surgirem.

Veja como será o esquema de serviços nas seguintes áreas de atuação: 

SEGURANÇA

A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) cumpre, durante o período carnavalesco, a função principal de realizar o patrulhamento preventivo ostensivo na cidade, de forma integrada com os demais órgãos de segurança (SDS/PE, Bombeiros e segurança privada). A Guarda Civil Municipal irá atuar no Carnaval do Recife 2025 com um total de 4702 lançamentos até o encerramento de toda a operação.Terá agentes nas barreiras em apoio ao Controle Urbano, na Estação Central do Metrô (Ponto de Apoio da Aeronave da PRF em apoio ao SAMU) e ao longo do corredor até o Camarote Oficial;

Também haverá barreiras montadas com viaturas fixas em pontos estratégicos da Ilha do Recife, compostas por 50 agentes, totalizando 600 lançamentos. Além disso, a GCMR integrará as equipes de monitoramento do Centro de Operações da Prefeitura do Recife (COP) e do Centro Integrado de Comando e Controle de Pernambuco (CICCE/SDS-PE).

Alerta Celular

Quatro agentes estarão realizando cadastros no Alerta Celular e consulta à base de dados do serviço para foliões que forem furtados ou perderem seus aparelhos, na Central de Serviços montada pela PCR, no Recife Antigo.

Videomonitoramento

Além disso, durante todos os dias de festa, Recife contará com 498 câmeras de videomonitoramento, distribuídas no percurso do Galo da Madrugada, durante o sábado de Zé Pereira, e nos demais dias na Ilha do Recife Antigo e polos descentralizados. A quantidade de câmeras disponíveis na Ilha do Recife é mais de cinco vezes superior à do ano passado, o que garante uma cobertura mais precisa dos principais pontos de concentração de pessoas.

CONTROLE URBANO

A Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) é responsável pelo ordenamento do comércio popular no Bairro do Recife, além da fiscalização de marcas e patrocinadores. A pasta contará com um total de 1096 servidores – 196 a mais com relação ao Carnaval de 2024 – para atuar nos dias de folia, da subida do Galo da Madrugada até o encerramento, na madrugada da Quarta-Feira de Cinzas. No Galo da Madrugada, serão 386 profissionais distribuídos ao longo do percurso, que conta com dez barreiras montadas pela Secon. O objetivo é permitir a fluidez do bloco, evitando a ocupação desordenada de comerciantes nas vias. No Bairro do Recife, durante os dias do Reinado de Momo, serão 22 barreiras para garantir o acesso apenas àqueles comerciantes regularizados junto ao poder público.  Um dos objetivos das barreiras também é ajudar no controle dos vasilhames que entram no principal polo da folia recifense – é terminantemente proibido o ingresso de utensílios de vidro.

LIMPEZA URBANA

Para garantir mais conforto e a segurança dos foliões durante o Carnaval 2025, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou um forte esquema de limpeza para os períodos antes, durante e depois do reinado de Momo. Serão 1.200 pessoas envolvidas nas ações de limpeza, além do efetivo composto para a manutenção e a segurança de todos.Os trabalhadores e trabalhadoras do órgão contarão com 16 caminhões-pipa e 18 compactadores de lixo para a execução das intervenções de coleta, limpeza e destinação correta dos resíduos gerados durante a festa, bem como materiais que serão utilizados durante os serviços: 6 milhões de litros de água; 4.904 litros de essência; 435 kg de Enzilimp; e 5.478 litros de detergente. Os foliões também poderão fazer a sua parte realizando o descarte correto de lixo reciclável: serão 50 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados nos polos de festividades da cidade.

SAÚDE

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) montou um esquema especial para o Carnaval 2025, envolvendo mais de 2,5 mil profissionais dedicados a atendimentos de urgência, serviços de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (IST), redução de danos e orientações à população. Ao todo, serão dez unidades de saúde funcionando 24 horas, contemplando diversas especialidades médicas, além de 46 ambulâncias e 25 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que este ano também contará com três novas Unidades de Suporte Básico (USB) durante a folia no Marco Zero.

SAMU no Recife Antigo – O Samu atuará com 1.641 profissionais, 46 ambulâncias e 25 motolâncias. No Marco Zero, para ficar ainda mais próximo dos foliões, melhorando o tempo de resposta das equipes, serão implantadas mais três Unidades de Suporte Básico (USB), totalizando sete, sendo as novas estrategicamente posicionadas às margens das pontes Buarque de Macedo e Maurício de Nassau e na Rua do Apolo. Além disso, serão mantidos dois Postos Médicos Avançados (PMA), em frente ao Cais do Sertão e ao lado do banco Santander, ambos na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. Cada unidade será composta por três médicos, três enfermeiros e seis técnicos de enfermagem, e terá capacidade para 150 atendimentos por dia, sem necessidade de reabastecimento. Os espaços funcionarão todas as noites durante o carnaval (26/2 a 4/3), a partir das 19h, porém às 15h já haverá a presença de um trio de motossocorristas e uma USB no Polo Marco Zero. O encerramento ocorrerá uma hora após o término das atrações do palco principal.

Além disso, do dia 26/2 até o final do Carnaval, haverá o suporte de cinco ambulâncias, uma para cada Região Político-Administrativa (RPA) que possua polos descentralizados, que serão enviadas aos locais cujas atrações aglomerem maior quantidade de foliões. Durante o plantão diurno, duplas de motossocorristas farão rondas nos polos infantis de animação. Também haverá reforço nos plantões da Central 192, para atendimento da demanda espontânea.

SAMU Galo da Madrugada – Para o Galo da Madrugada, o Samu irá mobilizar 212 profissionais e um esquema de cinco equipamentos fixos, que são os Postos Médicos Avançados, e mais 33 móveis – uma Unidade de Suporte Avançado, seis USBs, uma Unidade de Suporte a Incidentes com Múltiplas Vítimas, 25 motolâncias e um helicóptero. Os pontos fixos serão instalados na Praça Sérgio Loreto, na Avenida Dantas Barreto, no Pátio do Carmo, na Rua do Sol e na Praça do Diario e funcionarão das 7h às 19h, exceto o da Rua do Sol, que seguirá até as 21h. Cada um contará com uma USB, três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

Assistência à Saúde – Durante o Carnaval, a população do Recife contará com dez unidades de saúde, sendo oito da rede municipal e duas da complementar, para atendimentos de urgência 24h em diversas especialidades. São elas: clínica médica; pediatria; odontologia; maternidade/obstetrícia; traumato-ortopedia; oftalmologia e violência contra mulher. A lista completa pode ser conferida aqui: https://bit.ly/unid_hosp_servicos_carnaval_2025.

Saúde do Trabalhador

 Os trabalhadores formais e informais das mais diversas atividades econômicas exercidas durante o Carnaval do Recife contam com um local dedicado a cuidados complementares, intensificando e estimulando ações de prevenção de adoecimentos mentais e físicos, fundamentais para a manutenção da maior festa da cidade. Trata-se do Espaço Bem-Estar, iniciativa inovadora da Sesau, que chega a sua terceira edição oferecendo, gratuita e exclusivamente para as pessoas maiores de 18 anos que atuam na Folia de Momo da capital pernambucana, práticas integrativas complementares em saúde (PICS) para o alívio rápido de desconfortos, como ventosaterapia, reflexologia podal, massagem corporal e auriculoterapia. Ao todo, serão 63 profissionais, sendo 53 terapeutas. A expectativa é ultrapassar 2 mil atendimentos. O local funcionará na Avenida Alfredo Lisboa, no térreo do Cais do Sertão, no Recife Antigo, da quarta-feira (26/2) até a terça (4/3). Na recepção, o usuário receberá uma senha com o nome da prática e número de atendimento, cujo tempo da sessão irá variar para cada prática, mas não ultrapassará 25 minutos.

Saúde Mental – Redução de Danos –

A Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Gerência de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, executará a estratégia da Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas durante o Carnaval. Cerca de 280 trabalhadores (70 a mais que em 2024), entre agentes redutores de danos e arte-educadores, realizarão abordagens e encenações para estimular medidas preventivas e de cuidados em saúde relacionadas aos comportamentos de risco inerentes ao uso de substâncias psicoativas, além de distribuição de insumos para prevenção de ISTs e oferta de troca de garrafas de vidro por plásticas aos foliões.

No Carnaval, também será realizada ação de prevenção do uso do cigarro eletrônico na Praça do Arsenal.

Vigilância de IST, Aids e hepatites virais 

Durante o Carnaval, além do apoio nas ações de Redução de Danos, a Sesau vai ofertar um milhão de preservativos masculinos e femininos, e mais 300 mil sachês de gel lubrificante e 15 mil materiais educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os foliões também poderão realizar testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em três pontos: Praça do Arsenal, no Bairro do Recife; Ibura e Várzea, das 17h à meia noite. O resultado sai em cerca de 20 minutos. Nos casos em que der positivo, o usuário receberá aconselhamento e será encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde.

O stand no Polo Arsenal funcionará da quarta (26/2) até a terça-feira (4/3). Já o do Polo Ibura estará aberto do domingo (2/3) até a Quarta-feira de Cinzas (5/2) e o do Polo da Várzea, do domingo (2/3) até a terça -feira (4/3).

Nos dias de festa, a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) será ofertada nas policlínicas Barros Lima, Arnaldo Marques, Agamenon Magalhães e Amaury Coutinho. Além do Hospital da Mulher e Maternidade Bandeira Filho, especificamente para pessoas vítimas de violência sexual. A estratégia de prevenção é ofertada em casos de violência sexual, acidente com o uso do preservativo (rompimento ou saída) durante ato sexual, contato com materiais perfuro cortantes com risco de infecção e para profissionais de saúde que tenham acidente de trabalho com risco biológico. A PeP deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas.

COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome está ampliando as suas ações de enfrentamento ao trabalho infantil e de acolhimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade para atender às demandas do Carnaval do Recife 2025.  Com equipes itinerantes percorrendo áreas estratégicas da cidade e espaços de proteção, a Prefeitura do Recife busca não apenas coibir violações de direitos, mas também sensibilizar a população sobre a importância da inclusão social e da proteção integral de crianças e adolescentes.

As equipes, formadas por assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores sociais, iniciaram as atividades na sexta-feira (14),  e seguirá nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, bem como durante o período oficial do Carnaval, a partir de 27 de fevereiro.

As equipes orientam os foliões a discar 100 e denunciar. O número 100 é da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Para a realização do trabalho, serão necessários cerca de 180 servidores vinculados às equipes da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome do Recife.

Espaços de proteção

Com o objetivo de proteger crianças e adolescentes, que estejam em situação de vulnerabilidade ou trabalho infantil durante o Carnaval 2025, a Prefeitura do Recife vai montar Espaços de Proteção coordenados por profissionais do Serviço Especializado em Abordagem Social  (SEAS).

Casa do Pequeno Folião

Pelo terceiro ano, a Casa do Pequeno Folião acolherá, durante os dias de folia, os filhos de trabalhadores informais que atuam no Bairro do Recife durante o Carnaval. O espaço funcionará na Creche Municipal Nossa Senhora do Pilar e vai garantir acolhimento temporário para as crianças com idades entre 0 e 6 anos, desde a abertura do Carnaval (27) até a Quarta-feira de Cinzas (5). Além da dormida, os filhos dos trabalhadores farão todas as refeições no local e participarão de atividades lúdico-pedagógicas e de lazer. A Casa do Pequeno Folião e a Creche Ana Rosa Falcão atenderão, juntas, 100 crianças por dia.

POLITICA SOBRE DROGAS

Ações de sensibilização à proibição de venda de bebidas alcoólicas a pessoas com menos de 18 anos de idade serão realizadas nos dias de folia. A iniciativa será direcionada aos comerciantes de bares, restaurantes, mercados e pequenos comércios localizados próximos aos  principais polos do Carnaval do Recife. O trabalho vai ser executado por equipes da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas sobre Drogas, através de abordagens educativas junto aos comerciantes com a  apresentação da campanha, legislação e importância do cumprimento da norma. A ação inclui a distribuição de panfleto informativo  e adesivo (afixação no estabelecimento comercial, expondo a proibição da comercialização, de acordo com a lei). A iniciativa é fundamentada pela Lei Federal nº 13.106 de 2015, que determina a proibição do comércio de bebidas alcoólicas e cigarros para menores de 18 anos.

DIREITOS HUMANOS

No Carnaval do Recife 2025, a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude reforça seu compromisso com a inclusão e a proteção dos recifenses e turistas. Com uma série de ações voltadas para acessibilidade, combate à discriminação e garantia de direitos, a pasta vai oferecer serviços como identificação de crianças, central de atendimento a violações de direitos humanos, rotas acessíveis para pessoas com deficiência e campanhas de sensibilização contra o racismo e a LGBTfobia. Além disso, iniciativas como o Camarote da Acessibilidade do Galo, o Baile Municipal da Pessoa Idosa e a prévia do Praia sem Barreiras garantem que o período carnavalesco seja celebrado por toda a população. O efetivo total da pasta será de 120 profissionais, sendo 40 no Galo.

A Central de Direitos Humanos e Acessibilidade, instalada na Rua do Observatório, Bairro do Recife, vai realizar a identificação de crianças com pulseiras, atendimento e orientação em caso de violação de direitos humanos, além da divulgação das campanhas contra racismo e LGBTfobia durante todo o Carnaval. O espaço contará com uma equipe multidisciplinar composta por agentes e técnicos de direitos humanos, psicólogos, advogados e assistentes sociais para atender à população. Essa Central contará também com intérpretes de libras e audiodescritores para garantir acessibilidade comunicacional às pessoas com deficiência.

De forma pioneira, a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude vai viabilizar uma rota acessível com veículos adaptados. O serviço gratuito funcionará durante todo o Carnaval, garantindo o deslocamento das pessoas com mobilidade reduzida até o palco do Marco Zero. O trajeto terá o embarque na sede da Prefeitura, no Cais do Apolo, e o desembarque será na Avenida Alfredo Lisboa, onde fica o palco principal do Carnaval do Recife.

Camarote da Acessibilidade

Desde 2011, a Secretaria promove o Camarote da Acessibilidade no Marco Zero, possibilitando que as pessoas com deficiência assistam aos espetáculos de perto. Em uma área reservada no palco às pessoas com deficiência, elas podem aproveitar a festa de forma segura. O espaço conta com intérpretes de libras, audiodescritores e técnicos em Direitos Humanos para atender melhor os foliões com deficiência.

ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA ÁS MULHERES 

A Secretaria da Mulher do Recife terá um estande na Central do Carnaval, da quarta (26) à terça-feira (4), funcionando das 16h à 2h. No local, a equipe multidisciplinar (com psicóloga, advogada e assistente social) do Centro de Referência Clarice Lispector – equipamento voltado ao atendimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista – vai ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos.

O serviço telefônico gratuito do Clarice Lispector para orientação (Whatsapp 81.99488-6138) vai funcionar 24h. O Centro Clarice Lispector, com sede em Santo Amaro, funcionará 24h durante o carnaval com uma equipe em regime de plantão. O SER Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 700, funcionará durante o carnaval no horário das 07h às 19h. Para dar suporte às ações do Centro de Referência, a Brigada Maria da Penha também estará no estande, encaminhando mulheres à delegacia especializada ou a outro serviço da rede de enfrentamento, se for necessário.

Redação com assessoria Foto: Marcos Pastich/PCR

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *