Prefeitura de Jaboatão e Iterpe fornecem CAF a agricultores para acesso a benefícios

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (ITERPE) realizaram aa entrega, nesta segunda-feira (05), de 110 documentos do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF’s) para agricultores do engenho Pedra Lavrada. O documento permite acesso da categoria a uma série de benefícios públicos. A ação faz parte do Programa Jaboatão Rural, que tem levado mais autonomia e qualidade de vida a agricultores familiares do município.
“A ideia é empoderar os agricultores, fortalecer seu negócio, sua identidade e difundir entre eles a possibilidade de trabalharem em regime de colaboração para o escoamento dos produtos e para aquisição de insumos e equipamentos. Quero agradecer a parceria com o Governo de Pernambuco nesta ação tão importante e dizer aos agricultores que a gestão municipal reconhece a importância do segmento e vai continuar apoiando e incentivando a agricultura familiar”, declarou o prefeito Mano Medeiros.
Atualmente, existem 269 cadastros ativos no Jaboatão, o que representa 957 beneficiados diretos e indiretos (considerando seus familiares). Cerca de outros 50 registros estão em andamento. Na ocasião, agricultores do engenho Pedra Lavrada receberam orientações sobre linhas de crédito específicas para a categoria, que podem ajudá-los a ampliar a produção, adquirir equipamentos e insumos.
Uma das agricultoras do Engenho Pedra Lavrada, Lucideize Vieira, não escondia a satisfação e a alegria de ter sido contemplada com o CAF. “Esse cadastro é fundamental para nós agricultores, já que teremos acesso a linhas de crédito para expandir a agricultura familiar e melhorar a nossa renda. Quero agradecer ao prefeito Mano, porque nenhum outro prefeito tinha trazido antes benefícios para essa região”, comemorou.
Também participaram do encontro o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo, Cultura e Lazer, Francisco Papaléo, o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, representantes da Cooperativa de Agricultura Familiar Coodapis e do Banco do Nordeste, além de vereadores e agricultores.
Redação com assessoria – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

