PP define esta segunda seu

caminho na eleição pra governador

 

 

Depois de idas e vindas e de causar tensão em diversos palanques, o PP de Pernambuco define esta segunda-feira o seu caminho na eleição deste ano, segundo informou ontem o presidente estadual do partido, deputado federal Eduardo da Fonte, a pelo menos dois deputados estaduais de expressão na legenda. Embora não tenha sido explícito sobre o caminho a ser tomado, esses dois parlamentares acham que Dudu, como é conhecido, optará pela Frente Popular, o que comprovaria a máxima do PP de sempre ameaçar a frente mas acabar se rendendo aos apelos do Palácio.

Dudu conversou bastante com Marília Arraes (SOL), quase fechando um acordo com ela em troca de votos para garantir a eleição do seu filho Lula da Fonte como deputado federal. Se o PP ficar com Danilo é sinal de que os votos pretendidos não foram conseguidos com Marília mas sim com o PSB. E aí resta saber se o compromisso do partido com a candidatura ao senado de André de Paula vai ser mantido. Fala-se que os votos para Lula da Fonte viriam inicialmente da base de André.

Ficando com a Frente Popular o PP leva junto a esperança de Marília de ter ampliado seu espaço na televisão. Como seu partido Solidariedade é pequeno, assim como o Avante do vice Sebastião Oliveira, ela só contaria com o tempo maior do PSD de André de Paula. Já com o tempo do PP ela passaria a acumular em torno de 1 minuto e meio na TV (o terceiro maior tempo, só perdendo para Danilo e Miguel Coelho). Com 10 deputados estaduais (segunda maior bancada na Alepe) os progressistas já liberaram quatro deputados evangélicos para votar em quem desejar, o que não garante, de per si, que toda a bancada fica com Danilo. Pelo menos um desses quatro, Clarissa Tércio, não subirá no palanque esquerdista, como já declarou.

Já vai tarde

Irritado com a estratégia recorrente do PT de fazer exigências extras para ficar na Frente Popular, em todos os períodos eleitorais – em 2020 apoiou oficialmente o prefeito eleito João Campos mas teria recomendado voto em Marília, nos bastidores – o PSB dessa vez tratou com dureza Eduardo da Fonte e seus comandados. Primeiro autorizou o deputado federal Milton Coelho a distribuir nota oficial dizendo que o partido “já ia tarde” se decidisse romper, e o Palácio não só pediu oficialmente os cargos que o PP tem no Governo como tomou do partido o comando da Secretaria de Agricultura.

Dificuldades e apoio pela metade

Além de já ter os quatro deputados estaduais bolsonaristas liberados para tomar o caminho que desejem, nenhum outro deputado dos seis restantes do PP manifestou desejo de abandonar a Frente Popular. Pelo contrário, nos bastidores, trabalharam para continuar: “vai ser difícil sair assim, em cima de hora”- confessou um deles ao Blogdellas. Na verdade, mesmo se Dudu resolver oficialmente apoiar Marília – o que parece distante –  garantindo-lhe o tempo de TV,  terá que liberar esses seis deputados a votar em Danilo, se desejar continuar no controle da legenda. Seria, portanto, um apoio pela metade.

Marília e Eduardo com o pé na estrada

Desde que fechou sua chapa, a deputada federal Marília Arraes não está perdendo tempo e tem percorrido municípios do interior – aproveitando as festas juninas – acompanhada de André de Paula e Sebastião Oliveira. Quer usar o tempo que lhe resta até as convenções para arregimentar cada vez mais apoio, barrando a tendência de crescimento do seu principal adversário, o deputado Danilo Cabral.

Danilo

O PSB também não tem perdido tempo. Quer através das audiências do Plano de Retomada, comandado pelo governador Paulo Câmara, quer em eventos próprios, vem aproveitando todos os momentos para catapultar Danilo de forma que ele venha a ocupar pelo menos o terceiro lugar nas futuras pesquisas de intenção de voto. A tarefa, porém, não está tão fácil nesse momento. As festas juninas de Petrolina e Caruaru ajudam a manter os holofotes sobre Raquel Lyra e Miguel Coelho e Anderson Ferreira se beneficiou bastante da vinda ao estado do presidente Jair Bolsonaro a Caruaru.

Fotos: Divulgação

E-mail:terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar