Por dificuldades diversas convenções se aproximam e chapas continuam sem definição
A mudança profunda no quadro partidário observada nas eleições deste ano motivada pelo fim das coligações partidárias, e, no caso pernambucano, o excesso de candidatos em condições de igualdade na disputa – hoje é impossível prever quais deles vão disputar o segundo turno – provocaram uma situação inusitada. Faltam hoje 12 dias para as primeiras convenções e só uma chapa – a da deputada Marília Arraes – está completa. Raquel Lyra e Miguel Coelho continuam sem candidato ao senado e Danilo Cabral e Anderson Ferreira ainda não anunciaram suas vices.
A confusão não é só estadual. A nível nacional, por exemplo, os pré-candidatos a presidente Cyro Gomes(PDT) e Simone Tebet(MDB) ainda estão sem vices. No caso de Cyro, por falta de partidos coligados ao PDT, é possível que se recorra a chapa pura, com uma vice do próprio partido. Já se vislumbra até a possibilidade do vice ser escolhido depois da convenção marcada para esta quarta-feira. Simone, como pode ter o apoio do PSDB, ainda tem chance de ter o vice ou a vice tucanos. Nacionalmente o entrave para a formação dos palanques se deve à polarização excessiva com Lula e Bolsonaro. Muito à frente dos demais postulantes eles desanimaram as legendas de centro na busca de parceiros na disputa.
A nível estadual tudo pode acontecer, inclusive nada. Hoje é dado como certo que a vice de Danilo será Luciana Santos – atual vice de Paulo Câmara – cujo nome teria sido imposto pelo PCdoB nacional depois que vários deputados federais de mandato se recusaram a ocupar o posto, preferindo a reeleição. Anderson Ferreira deve optar por Isabel Urquisa cuja mãe, a ex-prefeita de Olinda, Jacilda Urquiza, foi recebida com festa no palanque do ex-prefeito de Jaboatão esta semana. Miguel e Raquel têm os nomes de Armando Monteiro Neto e Carlos de Andrade de Lima mas discute-se ainda a possibilidade de união entre os dois.
Luciano Bivar com mais apoios
Acostumado a disputar mandatos olímpicos, o pré-candidato a presidente da União Brasil, Luciano Bivar, quer repetir a faceta este ano tentando vender aos eleitores seu eterno discurso do imposto único. Ninguém aposta no seu crescimento nas pesquisas mas como agora é o mandatário de um partido grande e não de um nanico – como aconteceu nas vezes anteriores em que disputou eleições – ele esta semana recebeu a promessa de apoio do PSDB no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Os governadores tucanos candidatos à reeleição (o gaúcho Eduardo Leite e o paulista Rodrigo Garcia) anunciaram que vão votar em Bivar, em troca, evidentemente, do tempo de TV que a União Brasil vai garantir aos dois, em coligação.
Continua a incerteza sobre a vinda de Lula
Ontem divulgou-se que a convenção do ex-presidente Lula seria no próximo dia 21, o que inviabilizaria mais uma vez sua vinda a Pernambuco marcada para os dias 20 e 21. A pré-candidata ao senado Teresa Leitão não acredita, porém, que vá se mexer novamente na agenda de Pernambuco “o que esta previsto, pelo que sei, é uma reunião do Diretório Nacional no dia 21 mas, como pode ser feita online, não inviabilizaria a programação já divulgada”.
Nove de Pernambuco no DIAP
Nove parlamentares pernambucanos figuraram na nova lista de mais influentes do Congresso de acordo com o DIAP – Departamento Sindical de Assessoria Parlamentar. Fazem parte da lista os senadores Fernando Bezerra Coelho e Humberto Costa e os deputados federais Silvio Costa Filho, Danilo Cabral, Tadeu Alencar, Augusto Coutinho, Fernando Filho, Renildo Calheiros e Wolney Queiroz. Segundo o DIAP, houve dificuldade na elaboração da lista deste ano por causa da pandemia que obrigou o trabalho remoto da Câmara e do Senado, prejudicando o funcionamento das comissões.
Procissão reúne políticos
Em ano de eleição aumenta o comparecimento dos políticos à procissão de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife. Este ano quase todos os candidatos a governador marcaram presença e destacaram, com fotos, nas redes sociais. Os mais vistosos foram Marília Arraes, Miguel Coelho e Raquel Lyra. As assessorias de Danilo Cabral e Anderson Ferreira não confirmaram a presença dos dois. Mas a candidata ao senado da Frente Popular, Teresa Leitão, muito católica, não faltou.
Fotos: divulgação
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com