Plenário da Alepe aprova a prorrogação do FEEF e Raquel terá cerca de R$ 600 milhões a mais em 2023/2024
Após o revés desta terça-feira, quando teve o seu projeto de prorrogação do Fundo de Equilíbrio Fiscal reprovado pela Comissão de Justiça, a governadora Raquel Lyra saiu vencedora esta quarta da votação em plenário do mesmo projeto. Por grande maioria, os deputados derrubaram o substitutivo do deputado Antonio Coelho, que reduzia para um ano a prorrogação do FEEF e havia sido aprovado na CCJ – o projeto original previa dois anos – e o que ficou valendo foi o plano original da governadora que determina a prorrogação por dois anos.
A mudança do ânimo da casa foi sentida logo pela manhã, após esforço concentrado do Palácio que ligou para diversos parlamentares buscando convencimento. As comissões de Finanças e Administração – ao contrário do que fizera a CCJ – derrubaram o substitutivo de Antonio Coelho. Mesmo assim o plenário poderia se manifestar retomando a posição da CCJ mas não foi isso que ocorreu. Votaram a favor do substitutivo apenas os deputados que já tinham se manifestado contrários no dia anterior. Todos os demais decidiram pela prorrogação do Fundo, garantindo à nova administração, cerca de R$600 milhões a mais por ano para tocar projetos.
É raríssimo na Assembléia um projeto aprovado na comissão de justiça ser derrubado pelo plenário. Da mesma forma que o projeto só vai ao plenário se a CCJ aprovar, em geral as decisões da comissão, que analisa a Constitucionalidade do mesmo, deixa de ser acatada pela casa. Por isso o Palácio do Campo das Princesas acendeu a luz amarela esta terça-feira e partiu para o ataque, ligando para os deputados, coisa que não estava fazendo desde que a governadora tomou posse.
Redação blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br