PL se prepara para disputar Prefeituras Metropolitanas reforçando o número 22

 

Em 2022, na onda Bolsonaro, o PL registrou seus mais altos percentuais de votos na Região Metropolitana do Recife. Na capital, o candidato a governador do partido, Anderson Ferreira, foi o segundo mais votado no primeiro turno com 24,03% dos votos, só 2.715 votos abaixo da atual governadora Raquel Lyra, que teve exatos 24,33%. O candidato a senador do partido, Gilson Machado, teve 39,04% dos votos recifenses, apenas 4,66% a menos que a senadora eleita Teresa Leitão que chegou a 43,70%.

Com estes números na mão e, apesar do desgaste enfrentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL se prepara para lançar candidatos a prefeito na maioria dos municípios metropolitanos. No Recife já está certo que o candidato será escolhido entre dois pretendentes: o ex-ministro Gilson, que aproveitaria o recall de 2022, e o deputado estadual Renato Antunes, ex-vereador e o quarto mais votado na capital na mesma eleição: ”Vamos aproveitar o 22 que vai ter bom espaço na TV no Recife e fazer o link com os demais municípios onde a influência da capital é maior”- afirma uma das principais lideranças partidárias.

Nesse sentido, o partido não quer nem ouvir falar em discutir aliança na capital, a não ser que seja para apoiá-lo. Com o desafio de reeleger o prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, a eleição do Recife, que muito influencia Jaboatão, passou a ser fundamental pois Jaboatão não tem horário eleitoral televisivo. Nessa onda, já está certa a candidatura de Isabel Urquiza, em Olinda, do deputado estadual Joel da Harpa, evangélico, no Cabo de Santo Agostinho e do deputado estadual Nino de Enoque, em Moreno. “ Estamos discutindo com nossas bases nos demais municípios da RMR para que tenhamos o maior número possível de postulantes. O fundamental é botar para rodar a onda 22” – completou esse dirigente.

Limitações legais

Não é possível mostrar na TV os candidatos dos outros municípios – apenas o do Recife- mas os liberais imaginam que o link com o 22, mostrado na mídia eletrônica na capital, vai ganhar ressonância nas ruas metropolitanas, influenciando os eleitores conservadores a identificar o candidato ao qual devem se alinhar em nome de princípios como a defesa da família e do cristianismo mais mais centrado nas Igrejas Evangélicas. No Recife, por exemplo, 30% da população já se define como Evangélica e os declaradamente católicos estão diminuindo de tamanho ano a ano. Outra vantagem do PL é ter o maior tempo de TV pois fez a maior bancada federal com 99 deputados.

Rankings e mais rankings

Esta quinta-feira, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, celebrou o fato do município estar entre os dez mais competitivos do Nordeste no ranking feito e divulgado pelo Centro de Liderança Pública – CLP – em parceria com a Gove Digital e a Seall. Logo em seguida, o prefeito e Garanhuns, Sivaldo Albino, também nas redes, anunciou que no mesmo levantamento, seu município é o sexto colocado. A cada dia surgem rankings comparando municípios para deleite dos prefeitos cujas jurisdições estão melhor posicionadas e para preocupação daqueles sequer citados.

Como anda a lista da CLP?

Este blog acessou o levantamento citado e os dez melhor posicionados no Nordeste são Recife, em primeiro lugar, seguido de Fortaleza, Sobral, João Pessoa, Teresina, Caruaru, Aracaju, Garanhuns, Campina Grande e Serra Talhada. O CLP afirma que faz sua relação com base em critérios como sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde e educação de qualidade, segurança, saneamento, meio ambiente, desenvolvimento econômico, Inovação, capital humano e Telcomunicações. Petrolina, que vem se saindo bem em levantamentos semelhantes, está em 16.o no CLP. Quem tem razão?

Senado aprova PL em defesa de crianças e adolescentes

Com relatoria da senadora Teresa Leitão, o Senado aprovou ontem o PL 5.016/2019, de autoria da senadora Benedita da Silva, estabelecendo que a defesa e proteção das crianças e adolescentes passem a fazer parte da formação dos educadores brasileiros. Em seu relatório Teresa destacou que isso fará com os educadores passem a ser “importantes colaboradores no reconhecimento das situações de ameaça à saúde física e mental de crianças e adolescentes” permitindo a ação do poder público. Falou que de janeiro a abril deste ano o disque 100 da Secretaria Nacional de Direitos Humanos registrou através de mais de 69 milhões de queixas recebidas, 390 mil violações aos direitos desse público alvo no país.

Pacote vai ser discutido terça

O pacote de projetos enviados pela governadora Raquel Lyra para a Assembléia batizado de “Descomplica- PE” vai começar a tramitar na casa na próxima terça-feira. O presidente da Comissão de Justiça, Antonio Moraes, fez ontem um resumo da proposta no plenário da Alepe informando em seguida aos deputados que o prazo para apresentação de emendas começa no mesmo dia da apreciação do texto pela comissão. Em regime de urgência, o pacote precisa estar aprovado no mês de setembro mas, pelo andar da carruagem, isso pode acontecer ainda na primeira quinzena.

Pergunta que não quer calar: que influência vai ter o 22 de Bolsonaro na eleição de 2024?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com- redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar