PL prega a recarga de botijões de gás de cozinha

 

Pode baratear e gerar benefícios. O PL 987/22 autoriza a venda fracionada de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha, em postos de combustíveis. O texto tramita na Câmara dos Deputados. Atualmente, só empresas distribuidoras autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) podem comprar, envasar, transportar, comercializar e controlar a qualidade do GLP. Na prática, cabe às distribuidoras fornecer o GLP para a indústria e para as revendas que comercializam o gás já envasado em botijões. “O enchimento fracionado de botijões, como se conhece internacionalmente, resultará em maior competitividade e, consequentemente, em redução dos preços para os consumidores finais, de forma a reduzir os custos de preparação das refeições diárias dos cidadãos e das famílias”, diz o autor, Pastor Eurico (PL-PE).

 

De acordo com o projeto, a recarga total ou parcial de botijões de gás em postos de combustível poderá ser feita por distribuidoras, revendedores varejistas e transportadores, por meio de máquinas ou bombas de enchimento que cumpram padrões técnicos e de segurança a serem definidos por órgãos competentes. Vale acompanhar essa questão em tramitação,O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Inscrições para o Enem 2022 começam hoje (10)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta terça(10) e se estendem até 21 de maio. Pela primeira vez, os interessados no exame poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX e cartão de crédito. O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição já está disponível na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que a aprovação dos pedidos não garante a inscrição A taxa de inscrição , digital ou impressa, foi mantida no valor de R$ 85. O período para o pagamento se encerra em 27 de maio. A participação no exame apenas será garantida após a confirmação do pagamento da taxa que também pode ser por boleto, que deve ser gerado na Página do Participante e pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários , Correios, obedecendo horários de compensação.

 

Os interessados que obtiveram a isenção da taxa devem realizar a inscrição na Página do Participante, mas não precisam efetuar o pagamento para confirmar a participação. As provas serão dias 13 e 20 de novembro. A aplicação dos testes seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo , às 18h30.O exame contará com quatro provas e uma redação. Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, serão provas de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, , artes, educação física, língua estrangeira e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).A aplicação terá 5 horas e 30 minutos, a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas. Os gabaritos serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.

 

Unimed Recife realiza 1º Seminário de Enfermagem em Neurocirurgia

Nesta terça e quarta (10 e 11), a Unimed Recife realiza o 1º Simpósio de Enfermagem em Neurocirurgia do Estado, com transmissão 100% online e acesso gratuito pelo YouTube da operadora. Será das 10, às 19h, com abertura da presidente da Unmed, Maria de Lourdes de Araújo. As inscrições ainda podem ser feitas pelo link http://unimed.me/100mOp. Na programação, palestras sobre Cuidados de enfermagem o pós-operatório de cirurgia neurológica; Cuidado Continuado aos pacientes críticos com AVC; Neuromonitorização à beira do leito; e Atuação da enfermagem no manejo da hipertensão intracraniana.

 

Entre os participantes, o neurocirurgião, Matheus Kitamura; o coordenador científico Fernando Cruz e o diretor médico da Unimed Recife, André Akel; os enfermeiros Ana Paula Vasconcelos (Coordenadora da enfermagem da Unimed Recife), Rafaela Diogo (UTI Neurológica do IMIP), Jefferson Barros (SAMU Paulista/PE), Fernando Ramos (UTI Neurológica da Restauração); Vanessa Sales (UTI Neurológica do Hospital Restauração), Milena Andrade (intensivista do Hospital Correia Picanço), e Bruno Novaes. “Um atendimento especializado de enfermagem ajuda muito no manejo e recuperação de pacientes neurocirúrgicos. A enfermagem presencia e convive grande parte do tempo com os pacientes neurocirúrgicos internados. Esse evento pioneiro em Pernambuco tem como objetivo, atualizar temas relevantes nesse contexto e estimular uma maior especialização do atendimento de enfermagem nessa área”, reforça um dos organizadores, o neurocirurgião da Unimed Recife, Matheus Kitamur.

 

Uma boa iniciativa

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento para criação de uma comissão externa para averiguar a situação de crianças, adolescentes e mulheres da comunidade Aracaçá, na terra indígena Yanomami, em Roraima, que teriam sido vítimas de violência de garimpeiros que exploram ilegalmente a região. Denúncia divulgada na semana passada aponta que uma menina indígena teria morrido após ser estuprada e de que outra teria desaparecido em um episódio envolvendo garimpeiros. A Polícia Federal visitou a aldeia para apurar a denúncia e a encontrou queimada, sem a presença dos moradores.O caso ganhou repercussão nacional e motivou a campanha “Cadê os Yanomami” nas redes sociais.A comissão externa foi proposta pelas deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Joenia Wapichana (Rede-RR), com apoio de outros parlamentares. “Ninguém pode ficar indiferente a isso”, disse Wapichana.

 

Saúde dos brasileiros

A pauta sempre preocupou a sociedade, pais e autoridades sanitárias. Jovens e bebidas alcóolicas. O mais recente levantamento do Ministério da Saúde sobre o perfil da saúde dos brasileiros surpreende. Revela que os jovens de 18 e 24 anos estão bebendo menos. A taxa ficou em 19,3% entre homens e mulheres. O índice não ficava abaixo de 20% há sete anos o que é denominada de “ ingestão abusiva”, quando o consumo é de 60 gramas ou mais de álcool, o que equivale a pelo menos quatro doses em uma única ocasião, ao menos uma vez opor mês.

 

Estudo identifica substância que pode conter o mal do Parkinson

A notícia anima a comunidade científica, Pesquisadores da USP identificaram substância capaz de barrar o avanço da doença de Parkinson. A AG-490, constituída à base da molécula tirfostina, foi testada em camundongos e impediu 60% da morte celular. Ela inibiu um dos canais de entrada de cálcio nas células do cérebro, um dos mecanismos pelos quais a doença causa a morte de neurônios. Não há cura para o Parkinson, apenas controle dos sintomas. “Estamos sugerindo que é esse composto que pode um dia, depois de muita pesquisa, ser usado na medicina humana”, explica o professor Luiz Roberto Britto, que coordena o projeto em conjunto com pesquisadores do Instituto de Química da USP e da Universidade de Toronto, no Canadá. Os resultados foram publicados na revista Molecular Neurobiology.

 

A doença de Parkinson é caracterizada pela morte precoce ou degeneração das células da região responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor. A ausência ou diminuição da dopamina afeta o sistema motor, causando tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. A doença pode provocar alterações gastrointestinais, respiratórias e psiquiátricas.“A doença é progressiva, os neurônios continuam morrendo, esse é o grande problema. Morrem no começo 10%, depois 20%, mais um pouco, aliás o diagnóstico só é feito praticamente quando morrem mais de 60% naquela região específica do cérebro”, explica Britto. A identificação dessa substância pode estabilizar a doença em certo nível. “Não seria ainda a cura, mas seria, pelo menos, impedir que ela avance ao longo dos anos e fique cada vez mais complicado.”

 

Olinda avança com a agenda Saúde nos Terreiros

A Secretaria de Saúde de Olinda promove nesta terça, 10, mais uma ação do programa Saúde nos Terreiros. Desta vez foi programado para ser realizado no centro Ilê Axé Ilu Tapá, de pai Marcilio, rua Austro Costa, 222, em Vila Popular. A atividade conta a participação da Diretoria de Atenção Básica, por meio da Coordenação Saúde da População Negra.Na ação será oferecido atendimento clinico, testagem rápida HIV, sífilis, hepatite B/C e Covid-19, citologia, avaliação nutricional, vacina, aferição de pressão arterial e glicose, além de emissão de Vem além de emissão de Vem Livre acesso.

 

 

Venda das Escolas Eleva : ‘Vai ser muito bom para os alunos “ diz presidente

 

Duda Falcão é Copresidente das Escolas Globais Eleva Educação. Para tranquilizar a todos atendidos pelas escolas Eleva ela afirma que a venda dos colégios premium do grupo para a britânica Inspired dará “mais energia e investimento” para a empresa seguir crescendo. Com o negócio, o grupo deixará o segmento de escolas globais, mas seguirá com os outros colégios, como as redes Pensi e Elite. “Todas as marcas têm excelência”, diz. Duda inclusive recebeu o convite e já confirmou que será conselheira consultiva do Inspired Education. O Recife conta com uma unidade Eleva, funcionando desde fevereiro em Boa Viagem. A primeira do Nordeste.

 

“Em todas as nossas unidades, pensamos no que é melhor para o aluno. E, considerando um colégio brasileiro global, que é o caso das escolas da Eleva Global, avaliamos que estar em um ambiente global, como o provido pelo Inspired, é o melhor.Vai ser muito bom para esses alunos quando pensamos num mundo mais globalizado, com mais inglês e mantendo foco também nas artes e nos esportes. Uma outra coisa é que vemos muita oportunidade na Eleva Excelência, que terá mais energia e investimento para seguir crescendo mais e mais. Assim como a Pátio, de soluções pedagógicas de ponta. O Inspired é o melhor grupo de escola premium no mundo e que vai dar continuidade ao projeto das marcas da Eleva nesse segmento. É bom para os acionistas, mas também para todos que estão lá”, esclarece”.

 

Redação do Blog Dellas com veículo e assessorias. Imagens do Grupo Eleva e da Câmara dos Deputados.

Compartilhar