Pioneira: Terezinha do Acordeon celebra 60 anos de carreira
Terezinha do Acordeon celebra 60 anos de carreira em plena atividade, recebendo muitas homenagens pela sua história na música. A cantora, compositora e instrumentista pernambucana, nascida em Salgueiro, no Sertão do Estado, em 1950, tinha Luiz Gonzaga como referência de vida. Queria tocar e cantar como ele, mas naquela época precisou vencer obstáculos, pois sanfona não era coisa para menina.
Apesar disso, aos 12 anos, ganhou seu primeiro acordeon de presente do pai e formou seu primeiro trio de forró com os irmãos, animando festas escolares e juninas. Em 1970, decidiu ampliar seus horizontes e se mudou para Recife. Enfrentando as restrições para uma mulher tocadora de acordeon, gravou pioneiramente seu primeiro disco: “Alegria do Sertão”.
Na década de 90, assumiu os palcos com maestria, recebendo o título de “A única mulher que tocava e cantava forró”. Inspirou outras mulheres a seguirem o mesmo caminho e foi reconhecida por grandes talentos como Genaro, Dominguinhos, Camarão, entre outros.
“Acho que a sanfona é o coração da música nordestina. Todos os ritmos que Gonzaga criou têm sanfona. Eu acho a sanfona o instrumento mais importante da música nordestina. Pra mim, significa muito. É um pequeno instrumento que fez coisas fantásticas por mim. Porque eu nunca tive a pretensão de ser artista. As coisas foram acontecendo comigo naturalmente. Não tinha mulher tocando na época, eu apareci tocando forró, tocando sanfona… hoje eu digo que sanfona me proporcionou coisas que eu nunca esperei”, disse em entrevista à Radioagência Nacional.
Desbravando novos caminhos, gravou seis discos e participou de diversos outros, incluindo o CD “Pernambucano em Concerto”. Em 1993, já participava da Missa do Vaqueiro e, ao longo de sua trajetória pelo Brasil, participou de espetáculos teatrais de Ariano Suassuna e de inúmeros shows ao lado de Dominguinhos, Nando Cordel, Patrúcio Amorim, Maciel Melo, Quinteto Violado e muitos outros. Maestrina da Orquestra Sanfônica de Pernambuco, também formou o grupo Karolinas com K e a Troça Carnavalesca Sanfonas do Povo.
Agenda e homenagem: Neste domingo (23), ela faz show no Polo Rio Branco no Recife. Nesta segunda-feira (24), recebe mais uma homenagem pela sua carreira. Será no palco da praça de eventos do Shopping Center Recife, a partir das 18h, ressaltando a contribuição da artista no pioneirismo feminino e na disseminação da cultura nordestina dentro e fora do País. O momento será marcado com show especial de Terezinha com participação de Cezzinha, Larissa Lisboa e Martins. O show é gratuito.
Redação com veículos (Radioagência) e assessoria
Foto: reprodução Facebook
E-mail: redacao@blogdellas.com.br