PF prende ex-ministro da Educação Milton Ribeiro
O dia de hoje começou com as notícias focadas na operação da Polícia Federal tendo como alvo o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e pastores suspeitos de montar um gabinete paralelo para liberação de verbas dentro do MEC. Todos com pedido de prisão. Uma fonte da PF em São Paulo disse que Milton Ribeiro foi preso em Santos e que ele deve ser levado para Brasília. Segundo o porteiro do prédio em que ele mora, o ex-ministro foi levado por volta das 7h.
A PF investiga Ribeiro por suposto favorecimento aos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura e a atuação informal deles na liberação de recursos do ministério. Há suspeita de cobrança de propina. Em depoimento à PF no final de março, Ribeiro confirmou que recebeu o pastor Gilmar à pedido o presidente Jair Bolsonaro. No entanto, ele negou qualquer tipo favorecimento.
Em vídeo, na época que saiu as denúncia, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que botava “a cara no fogo” por Ribeiro e que as denúncias contra o ex-ministro eram “covardia”. Já nesta quarta, questionado sobre a prisão do ex-ministro pela PF, Bolsonaro afirmou que Ribeiro é quem deve responder por eventuais irregularidades à frente do MEC.”Ele responde pelos atos dele”, afirmou Bolsonaro em entrevista à rádio Itatiaia. O presidente disse ainda que “se a PF prendeu, tem motivo.”
O caso envolve suspeitas de corrupção. Prefeitos denunciaram pedidos de propina – em dinheiro e em ouro – em troca da liberação de recursos para os municípios. De acordo com apuração da TV Globo, a operação deflagrada nesta quarta investiga a prática de tráfico de influência e corrupção na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação.
Diante da determinação de prisão do ex-ministro e dos pastores envolvidos, o vídeo do presidente Bolsonaro “pondo a mão no fogo” por Ribeiro viraliza como o mais visto. Vejam aqui.
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/03/24/bolsonaro-milton-ribeiro-mec-live.htm
Redação com veículos – Fotos e vídeo – Google e divulgação.