Pesquisa mostra que sete a cada dez estudantes usam IA na rotina de estudos
O estudo aconteceu nas cinco regiões do país e entrevistou 300 estudantes
Sete em cada dez estudantes universitários ou aspirantes a cursar uma faculdade utilizam frequentemente ferramentas de inteligência artificial (IA) em suas rotinas de estudos. Esse dado foi revelado pela pesquisa “Inteligência Artificial na Educação Superior,” conduzida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) em parceria com a Educa Insights, divulgada nesta terça-feira (6). A pesquisa aponta que 80% dos entrevistados estão familiarizados com as principais ferramentas de IA, como ChatGPT e Gemini.
O estudo, realizado em julho de 2024 com 300 estudantes universitários e potenciais ingressantes de instituições particulares, mostrou que 29% dos participantes usam ferramentas de IA diariamente e 42% semanalmente, totalizando 71% que fazem uso frequente. Comparado ao levantamento anterior, feito em 2023, houve um aumento de 11 pontos percentuais no conhecimento das ferramentas de IA e de 18 pontos percentuais na frequência de uso.
Os benefícios da IA destacados pelos participantes incluem a flexibilidade de aprender em qualquer momento e lugar (53%), o acesso a conteúdos mais atualizados e diversificados (50%), e a eficiência na resolução de dúvidas e problemas (49%). No entanto, os desafios mencionados são a falta de interação humana (52%), a dependência excessiva em tecnologias que podem falhar ou se tornar obsoletas (49%), e a possibilidade de erros em avaliações feitas por IA (41%).
Sobre o futuro da IA na educação, 56% dos entrevistados acreditam que essas ferramentas se tornarão cada vez mais confiáveis para atividades acadêmicas. Notavelmente, 84% consideram que a IA poderá substituir parcialmente o papel dos professores em sala de aula, tanto na estruturação das aulas quanto na correção de trabalhos e provas.
No contexto do mercado de trabalho, embora 45% dos estudantes acreditem que a automação terá um impacto significativo em suas profissões, apenas 14% acham que serão completamente substituídos por máquinas. Outros 41% acreditam que a substituição dependerá do setor de atuação, enquanto 37% veem as ferramentas de IA como um apoio no desempenho das tarefas.
Diante desses avanços, 74% dos participantes destacam a importância de que as instituições de ensino superior invistam em IA e incorporem essas tecnologias em seus currículos.
Redação com Agencia Brasil Foto: Rawpick/Freepick
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