Pesquisa Ipespe: Maioria dos eleitores brasileiros se diz de “direita” (30%)
A Pesquisa Ipespe, já nas ruas revela que a maioria dos eleitores que irão às urnas em 2 de outubro se diz de “Direita” (30%). Somam 21% os que se identificam com o “Centro” (Centro-Esquerda e Centro –Direita). E mais 21% se situam na “Esquerda”. 29% não conseguem se autoclassificar.
Seguindo a análise do cientista político Antonio Lavareda, a composição do voto de Lula mostra que a liderança do mesmo ocorre pelo fato de que a maioria do seu apoio (54%) se dá entre os que não se classificam à esquerda, segmento que representa 45% do seu total. Independente da grande maioria (65%) do eleitorado o ver como um político de esquerda. “O que parece corroborar seu esforço para posicionar sua candidatura de forma transversal no espectro ideológico. Já o eleitorado de Bolsonaro – referido como um político de direita por 63% – no momento está muito concentrado nesse espectro, onde estão 66% das suas intenções de voto. Para crescer substancialmente demandaria alguma estratégia centrípeta”, lembra.
Lavareda ressalta ainda que “no que toca a Ciro, sua distribuição é mais esparsa, com menor nitidez e alguma disjuntiva. Ele é visto majoritariamente como um político de esquerda (28%), porém, na composição interna seu voto “modal” é de centro-esquerda (32%). E uma vez limitado pela hegemonia de Lula à esquerda, reúne aí menos apoio relativo (10%) que na direita (14%). A base muito reduzida dos outros competidores desaconselha analisá-los nessa perspectiva. As colunas abaixo totalizam em torno de 100%, dizendo respeito ao total de cada um deles”.
Imagem: divulgação


Você pode gostar

Prefeito interino de Goiana, Eduardo Batista, ameaçado de perder mandato diz que oposição “joga sujo mas quanto mais batem mais cresço.”
26 de março de 2025, 16:25
Como presidente Nacional do PT, Humberto recebe Haddad na sede do partido para discutir economia
20 de março de 2025, 12:45