Pesquisa Ipespe: Maioria dos eleitores brasileiros se diz de “direita” (30%)
A Pesquisa Ipespe, já nas ruas revela que a maioria dos eleitores que irão às urnas em 2 de outubro se diz de “Direita” (30%). Somam 21% os que se identificam com o “Centro” (Centro-Esquerda e Centro –Direita). E mais 21% se situam na “Esquerda”. 29% não conseguem se autoclassificar.
Seguindo a análise do cientista político Antonio Lavareda, a composição do voto de Lula mostra que a liderança do mesmo ocorre pelo fato de que a maioria do seu apoio (54%) se dá entre os que não se classificam à esquerda, segmento que representa 45% do seu total. Independente da grande maioria (65%) do eleitorado o ver como um político de esquerda. “O que parece corroborar seu esforço para posicionar sua candidatura de forma transversal no espectro ideológico. Já o eleitorado de Bolsonaro – referido como um político de direita por 63% – no momento está muito concentrado nesse espectro, onde estão 66% das suas intenções de voto. Para crescer substancialmente demandaria alguma estratégia centrípeta”, lembra.
Lavareda ressalta ainda que “no que toca a Ciro, sua distribuição é mais esparsa, com menor nitidez e alguma disjuntiva. Ele é visto majoritariamente como um político de esquerda (28%), porém, na composição interna seu voto “modal” é de centro-esquerda (32%). E uma vez limitado pela hegemonia de Lula à esquerda, reúne aí menos apoio relativo (10%) que na direita (14%). A base muito reduzida dos outros competidores desaconselha analisá-los nessa perspectiva. As colunas abaixo totalizam em torno de 100%, dizendo respeito ao total de cada um deles”.
Imagem: divulgação