Pesquisa Ipec: 7% decidiram voto para presidente no dia da eleição
A pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta última segunda-feira revela que 15% dos eleitores decidiram o voto para presidente nos últimos dias da campanha para o primeiro turno. Desse grupo, são 7% os que relatam ter definido em quem votariam no próprio
domingo de eleição.
Os eleitores mais pobres, que têm renda familiar mensal de até um salário mínimo, são numericamente os que mais relataram ter escolhido um candidato para presidente no dia da votação (10%). A taxa de decisão em cima da hora também foi superior entre os eleitores que avaliam o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) como regular (12%). As decisões de última hora são uma das hipóteses levantadas por representantes dos institutos de pesquisas para explicar a discrepância entre os resultados das sondagens e os da apuração oficial no primeiro turno.
A grande maioria dos eleitores decidiu em quem votaria muito antes do dia 2 de outubro. São 76% os que disseram ter tomado a decisão no início da campanha, tão logo souberam quem seriam os candidatos. Outros 7% relataram ter escolhido um lado nas últimas semanas da campanha. Os percentuais de eleitores que se decidiram cedo foram maiores nos grupos dos mais ricos (82%) e também entre aqueles que avaliam a gestão bolsonarista como boa ou ótima (82%).
Para o segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro, a pesquisa indica haver pouco espaço para mudanças de última hora. Só 6% dos brasileiros aptos a votar admitem que ainda podem mudar de ideia até a hora de votar no dia 30. Contratado pela TV Globo, o Ipec entrevistou presencialmente 2 mil eleitores de 16 anos ou mais em todo o país entre os dias 8 e 10 de outubro. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número de identificação BR-02853/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%.
Redação com veículos e assessorias – Foto: Divulgação.
E-mail: redacao@blogdellas.com