Saúde

Pesquisa desenvolve sistema que antecipa surto de doenças infecciosas


Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão em processo de desenvolvimento de um sistema com a capacidade de detectar e comunicar às autoridades de saúde, de maneira precoce, a presença de doenças infecciosas com potencial para desencadear surtos e emergências sanitárias. De acordo com informações da Fiocruz, o Ministério da Saúde será o responsável por enviar alertas aos gestores de saúde nos níveis municipais e estaduais, utilizando esse sistema.

O principal objetivo desse sistema é evitar cenários semelhantes ao provocado pela pandemia de COVID-19. Inicialmente, a ênfase do sistema será na identificação de síndromes respiratórias, sendo posteriormente expandido para englobar a identificação de outras síndromes relevantes para a saúde pública, que apresentem potencial epidêmico.
Segundo o biólogo Pablo Ramos, pesquisador do estudo e vice-coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz Bahia, o Sistema de Alerta Antecipado de Surtos com Potencial Pandêmico, deve entrar em operação ainda este ano. O pesquisador explica que o Sistema não pretende substituir outras plataformas, mas trabalhar de forma integrada.
Redação com veículos – Foto: Agencia Brasil

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *