Saúde

Pernambuco vai aplicar quinta dose de vacina contra Covid nos idosos com mais de 80 anos

Em função da nova onda da Covid 19, o estado de Pernambuco decidiu hoje, em reunião conjunta com os municípios, aplicar a quinta dose da vacina contra a doença (terceira dose de reforço) nas pessoas com mais de 80 anos. A escolha da idade se deve ao fato dos idosos nessa faixa etária correrem mais o risco de desenvolver casos graves da doença. O estado tem 264 mil pessoas nessa condição.

A reunião da Comissão Intergestores Bipartite foi realizada na manhã desta segunda presidida pelo secretário de saúde, André Longo e agiu com base em indicação dos membros do Comitê Técnico Estadual de Acompanhamento da Vacinação. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, grande número dos internados atualmente com formas graves de Covid nos leitos de UTI ou nas enfermarias hospitalares são idosos com mais de 80 anos.

O secretário André Longo afirmou após o encontro que “pessoas acima dos 80 anos sofrem com imunossenescência que são alterações no sistema imunológico provocadas pelo envelhecimento”. As vacinas a serem aplicadas são da Pfizer e há estoque suficiente para atender o público alvo. Para outras faixas etárias a secretaria de saúde informou que o Governo Federal não tem estoques à disposição dos estados suficientes para isso. Os munícípios vão receber as novas vacinas a partir desta quarta, dia 23, e só podem tomar a terceira dose de reforço – quinta da vacina – as pessoas que tiverem tomado o último reforço há mais de quatro meses.

Redação com assessoria – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *