Pernambuco tem abastecimento de água afetado em 21 cidades após fortes chuvas
As fortes chuvas que voltaram a atingir a Região Metropolitana do Recife (RMR), o Agreste e as Matas Sul e Norte de Pernambuco provocaram a suspensão ou a redução no abastecimento de água em 21 municípios. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), 29 sistemas foram paralisados nesta quarta-feira (21).
As paralisações ocorrreram devido a três fatores principais: ativação do Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro da RMR – que agora é acionado quando o volume de chuva ultrapassa 75 mm em curto intervalo de tempo (antes era 100 mm) –; baixa qualidade da água dos mananciais; e falta de energia elétrica.
Suspensão por Protocolo de Segurança em áreas de morro
Sete sistemas de abastecimento foram desativados em razão do Protocolo de Segurança. A decisão considera os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), as previsões de chuvas intensas e orientações das defesas civis estaduais e municipais. A Compesa lembra que o Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro foi implementado há três anos e a sua construção foi amplamente debatida com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com apoio das defesas civis dos municípios e do Estado.
Estão com abastecimento comprometido:
JABOATÃO DOS GUARARAPES
Jardim Jordão
Campo de Flamengo
RECIFE
Jordão
Ibura
GOIANA
Ponta de Pedras
Baixa qualidade da água dos mananciais
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
Redução de vazão para o município
CAMARAGIBE
Vera Cruz
JABOATÃO DOS GUARARAPES
Muribequinha
IPOJUCA
Porto de Galinhas
MORENO
Centro
Bonança
ITAQUITINGA
TIMBAÚBA
PRIMAVERA
ALIANÇA
VICÊNCIA
MACAPARANA
MACHADOS
ESCADA
Centro
Frexeiras
SAIRÉ
BEZERROS
Redução de vazão para o município.
Falta de energia elétrica
Seis sistemas foram interrompidos pela ausência de energia elétrica nas unidades operadas pela Compesa. Os municípios afetados são:
SÃO LOURENÇO DA MATA
Redução de vazão para o município.
MACHADOS
PESQUEIRA
SAIRÉ
CUPIRA
LAGOA DOS GATOS
Acumulado de chuvas
De acordo com o boletim da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), os maiores acumulados de chuva nas últimas 24h ocorreram em Triunfo (187,31 mm), Cabo de Santo Agostinho (183,05 mm), Barreiros (158,66 mm), Escada (152,23 mm) e Ipojuca (142,02 mm).
Horário de consulta: 16H13 do dia 21/05/2025
A Compesa informou que segue em plantão permanente para atender a novas ocorrências e continua monitorando as previsões da APAC. A companhia mantém contato direto com as prefeituras e defesas civis municipais e estadual. As equipes do Cento de Controle Operacional da Compesa também seguem monitorando os sistemas de abastecimento de água em todo o estado .
Redação com assessoria Foto: divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br
