Pernambuco recebe 6ª edição do Programa Embaixadores da Juventude
_Iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em parceria com o Governo de Pernambuco, lança edital para jovens de 18 a 25 anos_
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) anunciam a abertura, nesta quinta-feira (06/07), do edital para participação do Programa Embaixadores da Juventude. O prazo de inscrições vai até 6 de agosto. Acesse o edital bit.ly/EmbaixadoresPE6.
O objetivo do Embaixadores da Juventude é fortalecer capacidades de liderança e ativismo entre a população jovem, com foco na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. O trabalho ocorre por meio de atividades de capacitação, exercícios de liderança, desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais e estímulo ao debate inclusivo e produtivo.
“Acreditamos no potencial da juventude pernambucana e sabemos do que ela é capaz se tiver os incentivos adequados. Estamos fazendo a nossa parte para que haja uma mudança social profunda no nosso estado e isso passa pela atenção aos mais jovens. Ter a parceria das Nações Unidas fortalece ainda mais nossas ações”, afirma a secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral.
“A iniciativa dos Embaixadores da Juventude foi criada para colocar o jovem no centro da Agenda 2030. Implementar essa edição em Pernambuco representa uma grande oportunidade de conectar a realidade das juventudes pernambucanas com a perspectiva global dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, numa perspectiva que valoriza a diversidade e a busca de respostas coletivas para problemas atuais, sem deixar ninguém para trás”, destaca Nivio Nascimento, coordenador da Unidade de Estado de Direito do UNODC Brasil.
Participação
Para participar do programa, serão selecionados 25 jovens, entre 18 e 25 anos, de nacionalidade brasileira, natos ou naturalizados, que tenham tido contato com o Ensino Médio (concluído, cursando ou com matrícula trancada), com renda per capita do grupo familiar de até três salários-mínimos e que residam em Pernambuco.
A iniciativa é resultado de uma parceria viabilizada pelo Programa de Prevenção ao Crime e à Violência de Pernambuco, que envolve, além do Governo de Pernambuco e UNODC, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Instituto Igarapé.
A secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e a Violência, Mariana Rodrigues, pontua a importância do programa para aproximar a juventude pernambucana dos conceitos e práticas relativos a temas como paz e justiça, igualdade de gênero, erradicação da pobreza, empreendedorismo, meio ambiente, saúde e bem-estar. “Além de compor a Rede de Embaixadoras e Embaixadores da Juventude, podendo atuar como porta-vozes em espaços nacionais e internacionais, os jovens serão absorvidos pelo governo do Estado como interlocutores principais das políticas de prevenção à violência, promovendo juntos a mudança social em nossos territórios”, informa.
Para mais informações sobre o programa Embaixadores da Juventude e inscrições, acesse o o edital: https://www.unodc.org/documents/lpo-brazil/20230706_-_Edital_Embaixadores_da_Juventude_PE.pdf
Curso de formação
O curso de formação do programa Embaixadores da Juventude será promovido de 14 a 17 de setembro de 2023, das 9h às 17h, no Recife (PE), contando com cinco módulos. Por meio deles, os participantes terão a oportunidade de explorar o mundo das relações internacionais e discutir diversos temas, como direitos humanos, erradicação da pobreza e sustentabilidade.