Pernambuco faz história com 15 mulheres candidatas a cargos majoritários estaduais
O estado de Pernambuco, que nunca elegeu uma governadora ou senadora e só tem uma deputada federal entre 25 representantes na Câmara, está batendo recorde este ano. Pelo menos no número de candidaturas femininas. Segundo levantamento deste blog, 15 mulheres estão concorrendo aos cargos de governadora, senadora ou vice-governadora. O fato é tão expressivo que o eleitor que votar para governador ousenador este ano vai ter oportunidade de escolher uma mulher. No caso de governador, o estado tem três candidatas:Raquel Lyra(PSDB), Marília Arraes(SD) e Claudia Ribeiro(PSTU). Nas demais chapas comandadas por homens todas as vices são mulheres. Há ainda 4 candidatas ao senado.
Por que o estado de repente despertou para as candidaturas de mulheres ao ponto de todos os homens que disputam a governo terem priorizado a companhia feminina na vice? A virada começou com a ex-deputada federal e ex- prefeita de Olinda, Luciana Santos(PCdoB), que em 2018, elegeu-se como vice do governadora de Paulo Câmara. Na eleição do Recife em 2020 outra deputada federal, Marília Arraes(então PT), candidatou-se a prefeita e ficou em segundo lugar. No mesmo ano o prefeito eleito João Campos escolheu como candidata a vice Isabela de Roldão, ex-vereadora. Neste momento, portanto, há pelo menos duas mulheres como vice no estado e na Prefeitura da capital.
Para a eleição deste ano, a decisão de Raquel Lyra (vinda do interior) e Marília Arraes, do Recife, de se candidatarem a governadora, e Teresa Leitão a senadora reforçaram os nomes femininos. Raquel chegou a formar uma chapa 100% feminina, escolhendo Priscila Krause para sua vice. Luciana Santos, que é presidente nacional do PCdoB, diz que seu partido sempre priorizou as mulheres mas que esta explosão de candidaturas agora “se deve muito às mudanças na legislação que garantiram 30% de candidaturas femininas e o mesmo percentual nos recursos de campanha e o no tempo de Rádio e TV.”
Uma a uma
As candidatas a governadora são Marília Arraes(Solidariedade), Raquel Lyra(PSDB) e Cláudia Ribeiro(PSTU). A senadoras são Teresa Leitão (PT), Eugênia Lima (PSOL), Rose Medeiros (PSTU) e Roberta Rita (PCO). A vice são Luciana Santos(PCdoB), Priscila Krause(Cidadania), Izabel Urquiza (PL), Alessandra Vieira(União Brasil), Alice Gabino (PSOL/Rede), RalineLima (PCB), Caroline Tozaka(PTB) e Fernanda Souto Maior(PMB).
Gilmar e as condecorações
Sem muita explicação, o ministro Gilmar Mendes, do STF, foi recebido esta segunda-feira em Pernambuco por todas as autoridades constituídas e delas recebeu as maiores comendas no estado, coisa que nunca tinha acontecido com uma única pessoa. Saiu daqui com a Medalha do Mérito Guararapes, a Medalha do Mérito Capibaribe; títulos de cidadão de Pernambuco e do Recife – votados às pressas – fora as comendas do TJ, MPPE e Tribunal de Contas. O governador lhe agradeceu pelos 20 anos de defesa do estado de direito e disse que a homenagem era também para o STF. Só o vereador do Recife Alcides Cardoso (PSDB) que votou contra o título, levantou a voz dizendo que Gilmar “tem história marcada por enfraquecer o combate à corrupção.”
Miguel cobra participação em debates
O candidato a governador Miguel Coelho confirmou presença no debate entre os candidatos na Rádio Liberdade, de Caruaru, esta sexta-feira e cobrou a presença dos demais postulantes “espero que desta vez todos compareçam. Essa eleição é histórica, com representantes de várias regiões e com perfis diferentes. Por isso o debate é uma oportunidade de conhecer quem de fato tem condições de tirar o nosso estado do atraso”. O primeiro debate em rádio de Caruaru foi cancelado porque Marília Arraes e Anderson Ferreira não compareceram.
Pergunta que não quer calar: daqui a 20 dias quem vai estar em primeiro e segundo lugares na luta pelo conquista do governo do estado?
Fotos: Divulgação
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com