Notícias

Pernambuco celebra 195 Cozinhas Comunitárias com inauguração em Nazaré da Mata

Inauguração na Mata Norte consolida programa Bom Prato que já beneficia milhares de famílias em todo o estado.

O Programa Bom Prato atinge a marca histórica de 195 Cozinhas Comunitárias em funcionamento em Pernambuco, com a inauguração da unidade Maria do Carmo de Andrade Lima Vasconcelos, em Nazaré da Mata, nesta quinta-feira (17). O equipamento reforça a estratégia estadual de segurança alimentar, fruto da parceria entre o Governo de Pernambuco e as prefeituras municipais.

“Alcançar 195 cozinhas em funcionamento é a prova do nosso compromisso no combate à fome. Mais do que números, essas unidades representam milhares de refeições dignas servidas diariamente em colaboração com os municípios, e sinalizam uma nova história para Pernambuco, onde a fome não ditará o futuro de nossas famílias”, destacou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga.

Para a nutricionista Laís Oliveira, as cozinhas comunitárias representam muito mais que pontos de distribuição de refeições, atuando como centros de transformação social. “Elas desempenham um papel fundamental na saúde nutricional de populações vulneráveis, combatendo a fome e a desnutrição com refeições nutritivas. Nosso trabalho, porém, vai além: promovemos educação alimentar, prevenção de doenças e inclusão produtiva via agricultura familiar. Estas cozinhas são verdadeiros polos de mudança social”, explica a especialista.

A homenagem à educadora Maria do Carmo, reconhecida por seu trabalho social na região, simboliza o legado de cuidado que o programa busca perpetuar. A nova cozinha servirá almoço das 7h às 13h para famílias em vulnerabilidade.

BOM PRATO EM NÚMEROS — Criado como um dos pilares do programa Pernambuco Sem Fome, o Bom Prato representa uma importante parceria entre o Governo do Estado e os municípios, por meio do cofinanciamento das cozinhas comunitárias. Geridas pelas prefeituras, cada cozinha recebe um investimento inicial de R$ 50 mil para estruturação e compra de equipamentos, além de um repasse mensal de R$ 20 mil destinado à sua manutenção. Desde 2023 até o momento, o programa já distribuiu mais de 12,9 milhões de refeições à população em situação de vulnerabilidade em Pernambuco.

Redação com assessoria Foto: Vinicius Lins | SAS
e-mail: redacao@blogdellas.com.br
Compartilhar

Um comentário

  • Josenilda Pessoa

    Lindo trabalho ,fico muito grata e orgulhosa como Pernambucana em ver pessoas que hoje se preocupam com os mais vulneráveis . repetindo o que disse a nutricionista Laís Oliveira,essas cozinhas comunitárias são verdadeiros polos de mudanças social.Deus abençoe essa equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *