Eleições 2022

Pernambuco: campanha surpreendente e inusitada até nos minutos finais

A campanha para governador de Pernambuco este ano, que já começou surpreendendo pelo número de experientes e bons candidatos, dois deles – coisa jamais vista – de regiões interioranas, vivenciou empate técnico entre quatro concorrentes durante todo o período eleitoral e chega às vésperas do pleito com Raquel Lyra e Miguel Coelho empatados numericamente. Cada um tem 17% e este domingo nas urnas, só no tira-teima, vai-se saber qual dos dois vai estará no segundo turno com a, até agora favorita, Marília Arraes.

Outro aspecto inusitado da campanha foi o realce das mulheres nas pesquisas eleitorais. Marília e Raquel caminharam no primeiro e segundo lugares todo o tempo até que, neste sábado, Raquel foi alcançada por Miguel Coelho. Para o senado a candidata Teresa Leitão sustentou a dianteira desde o início, longe dos demais concorrentes. Pernambuco sempre foi conhecido como estado politicamente machista ao ponto de nunca ter tido uma mulher no governo, no senado ou mesmo administrando a prefeitura da capital.

Se as pesquisas estiverem corretas e o candidato Danilo Cabral, do PSB, não chegar ao segundo turno, vai cair por terra também a história de que tempo de TV pode salvar uma candidatura. Danilo contou com 42% do tempo destinado a todos os candidatos e não valeu a pena. Também se questiona o peso do pedido de votos de Lula na TV. Com mais de 60% nas pesquisas para presidente no estado, Lula apareceu várias vezes ao dia na frente das câmaras pedindo votos para Danilo e a população preferiu, até agora, Marília Arraes. É certo que a candidata ao senado Teresa Leitão também foi beneficiada pelo pedido de Lula e que Marília é um puxadinho do lulismo e do petismo mas o PSB nunca acreditou nisso.

Este domingo todo avanço da eleição deste ano pode ficar patente se as urnas confirmarem o que está previsto. Vencendo ou não, os candidatos Miguel Coelho, Raquel Lyra, Anderson Ferreira e Danilo Cabral passaram no teste da eleição majoritária e se fortaleceram para futuros embates. Pena que só um vai ter direito de participar da luta até o final, em 30 deste mês, data do segundo turno.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *