‘Pé de caju’ fake em campanha causa deboche nas redes e crítica do setor rural nordestino
Campanha publicitária estrelada pela atriz Grazi Massafera tem repercutido negativamente nas redes sociais nos últimos dias. No comercial da marca de cosméticos L’Occitane au Brésil, um caju, fruta nordestina, está colado de “ponta-cabeça” em uma árvore que não é um cajueiro.
A campanha, intitulada “É Tempo de Caju na Pele”, foi veiculada em 3 de outubro, mas passou a ser alvo massivo de críticas nos últimos dias, quando um perfil no X (Twitter) publicou o trecho em questão. No vídeo, o caju está preso pela castanha e não pela ponta da fruta. Além disso, há um fio de nylon segurando o caju.
“Quando as empresas do sudeste tentam falar do nordeste dá nisso: O caju nascendo no pé de amora pela castanha (???)”, pontuam os internautas. A questão volta a levantar o debate da necessidade das agências regionais estarem envolvidas em produção assim . Essas dominam a linguagem a ser usada nos comerciais para chegar regionalmente ao consumidor ou evitam que erros assim aconteçam.
A situação provocou pronunciamento do Instituto Caju Brasil (ICB), organização não governamental voltada para o “desenvolvimento sustentável em atividades do setor rural e agroindustrial e com foco principal em capacitação na cadeia de valor da cajucultura”. “Representando mais de 190 mil famílias da Cajucultura, nossa indignação à falta de cuidado e pesquisa no lançamento da campanha. O setor já vive diversos problemas e ter a identidade descaracterizada enfraquece ainda mais nossa cultura alimentar”, publicou o ICB no X.
“A emenda, pior que o soneto”
Diante da repercussão negativa da campanha, a L’Occitane au Brésil afirmou que o “time criativo e a produção executiva escolheram não seguir a estética real do fruto, colocando-o pendurado pela castanha e não em sua árvore nativa, para tornar a estética mais lúdica”.
O caju
O caju vem do cajueiro, árvore nativa da região litorânea do nordeste brasileiro.
O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho.
Redação com veículos e X ( Twitter). Fotos / Imagem: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br