Notícias

Parque Dois Irmãos contribui para estudo de espécies ameaçadas de extinção

O Parque Estadual Dois Irmãos está participando de um projeto voltado ao estudo do DNA de espécies ameaçadas de extinção no Brasil. Nos dias 5 e 6 de fevereiro, foram realizadas coletas de sangue em 18 ararajubas (Guarouba guarouba) no equipamento. Com a pesquisa será possível gerar conhecimento que contribua para o bem-estar e reprodução da espécie. A espécie de pássaros é classificada como vulnerável pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

As amostras coletadas serão enviadas ao Laboratório de Genética e Evolução Molecular de Aves, em São Paulo, para a extração e armazenamento do DNA. Posteriormente, serão encaminhadas ao Instituto Tecnológico do Vale (ITV) para o sequenciamento, responsável por fornecer informações adicionais sobre o parentesco e a possível origem das ararajubas.

As informações geradas por este projeto alimentam o Studybook, uma ferramenta da gestão científica de populações de animais silvestres em zoológicos. Por meio dela, instituições em todo o mundo podem acessar informações que auxiliam para a estabilidade demográfica e o aumento da diversidade genética da espécie. Também contribui com o aumento de estratégias para o bem-estar e sucesso na reprodução e conservação das ararajubas.

O biólogo idealizador do projeto, Paulo Neto, cujo foco de pesquisa é o genoma aplicado à conservação de aves ameaçadas endêmicas do Brasil detalha o trabalho. “Os dados fornecidos por meio dessas coletas irão responder quais as prováveis localidades de onde veio o animal, qual o nível de parentesco entre os indivíduos do grupo e identificar os perfis genéticos existentes. A partir dessas análises, será possível orientar o parque sobre como melhorar a diversidade genética da espécie”, afirma.

Além do Parque Dois Irmãos, o Parque das Aves no Paraná, o Zoológico de São Paulo e o Bioparque do Rio de Janeiro também foram escolhidos para participar do projeto. A escolha das instituições é resultado do sucesso no trabalho realizado com ararajubas sob cuidados humanos. “Saber que o parque foi escolhido para participar desse projeto é gratificante. Indica que estamos no caminho certo quando o assunto é o bem-estar dos nossos animais”, afirma o técnico do Parque Estadual de Dois Irmãos, Juvenal Damasceno.

Redação com assessoria – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *