– Para refletir – O Holiday em filme
Construído em 1956, o Edifício Holiday, em área privilegiada do bairro de Boa Viagem fez sucesso no Recife, quando erguido. Era visto como moderno, pomposo e causava desejo de moradia. Surgia ali uma proposta de habitação própria diferenciada para a classe média, com edificação vertical, apartamentos pequenos. Mas o que foi um marco na arquitetura pernambucana, ao longo dos tempos se tornou preocupação para moradores e poder público.
A partir dos anos 70 o prédio tornou-se exemplo de problemas como foco de homicídios, suicídios, furtos, tráfico, prostituição…Virou um caos. É hoje exemplo do descaso e não mais lugar de uma segura e boa moradia para os proprietários ou para quem lá vivia.
O Holiday com 17 andares, 476 apartamentos tornou-se inseguro, com sua rede elétrica tronando-se uma preocupação. Interditado desde 2019, é um incômodo para todos aqueles que deveriam buscar solução para o problema. Foi entregue ao abandono. O que parece, em definitivo.
O prédio tem história marcada por alegrias, quando da ocupação das famílias com o seu surgimento em Boa Viagem, mas com multiplicada dor, angustia e inquietações de milhares de ocupantes e que nos fazem analisar sobre questões sociais, econômicas, gestão, moradia, exclusão, segurança e tantas outras . E essas histórias compõem uma só história que será contada em filme, dirigido por Marcelo Brennand, com roteiro de Hilton Lacerda e DJ Dolores. O projeto está em fase de captação de recursos.
Que venha o filme. Instigará com certeza a uma oportuna reflexão que parece adormecida.
Blog Dellas. Imagens Google.