Notícias

Papa terá de reaprender a falar após terapia com oxigênio, diz cardeal

O Papa Francisco está se recuperando lentamente no hospital, mas precisa “reaprender a falar” após o uso prolongado de oxigênio de alto fluxo, informou o cardeal argentino Víctor Manuel Fernández nesta sexta-feira (21). O cardeal, que lidera o escritório doutrinário do Vaticano, negou rumores sobre uma possível aposentadoria do pontífice, afirmando que ele está retornando ao seu estado anterior.

Segundo a Agência Reuters, o cardeal declarou durante um evento em Roma  que, ” o  papa está indo muito bem, mas o oxigênio de alto fluxo ‘seca’ tudo. Ele precisa reaprender a falar, mas sua condição física geral é a mesma de antes”. Ele não deixou claro se neste momento o papa consegue ou não falar.

Ainda não há informações oficiais sobre quando ele poderá voltar para casa, no Vaticano, e Fernández disse que não sabia se receberia alta a tempo para a Páscoa, que acontece em 20 de abril.

O Papa, de 88 anos, está internado há cinco semanas com pneumonia dupla. No último dia 6, Vaticano divulgou um breve áudio do papa, que apresentava uma voz quebrada, sem fôlego e uma fala difícil de entender.

Boletim

O Vaticano, em sua última atualização de saúde, divulgada nesta sexta-feira, disse que a condição do papa permaneceu estável com “pequenas melhorias na respiração e na mobilidade”.Ele segue sem uso de ventilação mecânica, desde segunda-feira.

Redação com Portal g1-Reuters Foto: arquivo/Vatican News

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *